A governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti (Coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM), detalhou nesta segunda-feira (24) a empresários de Maringá e região o projeto Paraná 2053. O projeto prevê o planejamento estratégico de médio e longo prazo para o desenvolvimento econômico e social do Paraná pelos próximos 35 anos.
O plano já começou a ser discutido com o setor produtivo e seguirá o modelo implantado em Maringá na década de 90, que organizou o crescimento município e trouxe mudanças significativas no IDH.
"Maringá foi eleita a melhor cidade para se viver por dois anos consecutivos por ter tido o crescimento rigorosamente planejado. Vamos replicar este modelo de sucesso no Estado todo que contará com o apoio do setor produtivo", disse.
A governadora ressaltou que reestruturou o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social para ampliar a participação da sociedade organizada nas discussões do planejamento.
As inovações propostas ao conselho vão garantir que ele participe ativamente deste processo de planejamento do futuro do estado.
"A sociedade civil organizada passa a ser protagonista do planejamento e de decisões estratégicas. Ela terá papel fundamental na fiscalização do cumprimento das metas e resultados", garantiu Cida.
Para a execução do projeto será contrata uma empresa de consultoria internacional especializada em planejamento de cidades. "Já começamos as tratativas, mas precisamos avançar e com a participação de todos vamos garantir que Paraná seja referência para o Brasil em crescimento", disse.
Menos burocracia
Cida Borghetti destacou que logo nos primeiros meses assinou um decreto para reduzir a burocracia e melhorar a eficiência da máquina pública. Uma das principais ações é a consolidação do Governo Digital, que já oferece cerca de 250 serviços online.
"A modernização administrativa é uma meta. Estamos evoluindo todos os dias na construção de soluções que aumentem a eficiência dos serviços prestados e facilitem a vida de empresas e cidadãos", disse.