em

Planalto Select Hotel inaugura Lumen Café

Em uma cerimônia com a presença de autoridades municipais e estaduais, lideranças empresariais e imprensa, foi inaugurado nesta terça-feira (23) o Lumen Café, novo empreendimento da família Wagner. Anexo ao Planalto Hotel Select, o espaço conta com métodos inovadores de extração e grãos especiais, além de opções gastronômicas ofertadas em um extenso horário de funcionamento, que vai das 8 às 22 horas de segunda-feira a sábado.

Localizada na esquina das ruas XV de Novembro e Sete de Setembro, a nova cafeteria faz parte do movimento de rejuvenescimento do tradicional Hotel Planalto. “O café está dentro da nossa proposta de inovação, que adicionou o ‘Select’ à nossa marca. Dentro desse nosso algo a mais percebemos essa oportunidade de lançamento, construída no local que foi a sala de estar do hotel nos últimos quarenta anos”, destaca o gerente do Planalto Select, Daniel Wagner, lembrando que o hotel, assim como os tijolos à vista que fazem parte da arquitetura do local, datam quase oitenta anos.

Segundo Daniel, seu irmão Rafael Wagner, que é barista, identificou o nicho de mercado em Ponta Grossa.  “Ele viu que na cidade não tinha nenhum espaço que servisse cafés como vamos servir. Nossa proposta é que a comunidade também ganhe um local para frequentar, não apenas os nossos hóspedes”, avalia o gerente.

Na oportunidade, Rafael destacou que se inspirou em negócios de outras regiões do Brasil para criar o Lumen Café. “Cafés especiais têm características e protocolos próprios; aqui sabemos a procedência dos nossos produtos. O mundo do café tem peculiaridades assim como o do vinho, por exemplo, e é esse diferencial que queremos oferecer aos nossos clientes”, ressaltou o barista.

Segundo os gestores, o café colonial tradicionalmente ofertado pelo hotel continua em funcionamento normal, nas quartas-feiras e sábados. “O projeto do Lumen vem sendo desenvolvido há mais de um ano. Aqui, estamos investindo em qualidade”, aponta Daniel Wagner.

Cardápio

Conforme explica o gerente Daniel, serão servidos apenas cafés torrados há no máximo um mês e moídos na hora. “Quando o grão é colhido pode ficar armazenado por mais de um ano que não estraga, mas a partir do momento que é torrado ele vai perdendo propriedades, sabor, aroma e benefícios para a saúde – até horas depois de moído é prejudicado”, explica Wagner.

No Lumen são realizados diferentes métodos de filtragem, que proporcionam sabores diferentes. "Contaremos inicialmente com três modalidades, que são o Hario V60, Clever e a Aeropress, com filtragens feitas junto do cliente. Nosso objetivo é mostrar que o café é a luz de qualquer momento do dia" reforça Rafael, lembrando que tem buscado intenso aprendizado em especializações para trazer um novo conceito na degustação da bebida.

Além dos métodos de extração os frequentadores terão inúmeras variedades de bebidas com café como o mocha, o cappucino clássico italiano e o macchiato. “Nossa cozinha também serve diversos pratos, como sanduíche de fermentação natural, com o pão feito no hotel”, conta Daniel Wagner.

Para realizar a consultoria do cardápio o chef de cozinha, Maurício Dobis, formado pelo famoso Le Cordon Bleu, participou do projeto. Entre os sanduíches estão opções como mignon com gorgonzola, salmão curado e cream cheese, cogumelos salteados e cebola caramelizada, entre outros. Já o cardápio de doces e tortas ganhou a assinatura da chef Tayana Antunes, que também criou exclusivamente a torta Lumen, com base de brownie, caramelo salgado e mousse de leite ninho.

Turismo

O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, participou da inauguração representando o governador em exercício, Darci Piana. Para ele, o novo empreendimento ponta-grossense é um exemplo de empreendedorismo. “O Paraná está focado em inovação. Essa é uma cafeteria diferenciada, que mostra o poder do interior do estado”, discursou o gestor público.

Na ocasião, o presidente da entidade também destacou algumas das ações que vêm sendo realizadas pelo governo para o fomento do setor, como os projetos de privatização do Parque Vila Velha, Cânion Guartelá e Parque do Monge, por exemplo.

O projeto foi idealizado pelos irmãos Daniel e Rafael Wagner (Foto: José Aldinan)  

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.