em

PL obriga empresas a informar salário nas ofertas de vagas

Deputado Alexandre Frota, autor do PL que obriga empresas a informar salário na oferta de vagas
Deputado Alexandre Frota, autor do PL que obriga empresas a informar salário na oferta de vagas (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Se você já procurou anúncios de emprego, principalmente na internet, com certeza já se deparou com vagas com textos repletos de pré-requisitos, mas sem informar o salário proposto. “A combinar”, “não informado” e “entre em contato para mais informações” são algumas das frases comuns – ou, ainda, o pedido de pretensão salarial, o que acaba por intimidar muitos trabalhadores.

Porém, em breve isso pode mudar. Tramita na Câmara Federal um projeto de lei (PL) do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) que obriga as empresas a informar a faixa salarial e os requisitos necessários para o preenchimento de vagas em oferta.

Pelo texto, a regra de informar o salário terá que ser cumprida por empresas públicas ou privadas, e de recolocação profissional, com possibilidade de multa de cinco salários mínimos em caso de descumprimento.

“As empresas buscam profissionais para o preenchimento de vagas disponíveis, porém não comunicam qual a faixa salarial, o que gera insegurança ao desempregado, ou seja, paira a dúvida se é um salário compatível com aquilo que ele está pretendendo ao buscar sua recolocação no mercado”

alega o deputado Frota.

“Ouve-se muito a palavra transparência, nada mais justo que os concorrentes às vagas de trabalho saibam exatamente se a sua pretensão salarial coincide como o oferecido pela empresa’, complementa ele.

Tramitação

O projeto 1149/2022 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) – ou seja, se for aprovados nas comissões, segue para o Senado sem precisar passar pelo Plenário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.