em

Piraí do Sul recebe visita de Mind Group de Israel

ESTUDO O Mind Group pretende capacitar os professores até o final de julho

Representantes do grupo de estudo responsável por administrar projetos na Educação, Mind Group, estiveram na última quinta-feira em Piraí do Sul, em uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação, diretoras, coordenadoras e professoras. André Brindarolli, Fabiana Faria e César Karalp apresentaram o projeto e explicaram como funciona a Comunidade Internacional de Cooperação na Educação, que objetiva cultivar a comunhão entre as principais lideranças educacionais públicas e privadas ao redor do mundo.

 O secretário de Educação de Piraí do Sul, Marcos Daniel Lupion Queiroz, aprova a iniciativa. “Eles estão trazendo uma inovação, um diferencial para nossas escolas. É uma maneira para a gente incentivar as crianças a raciocinar e também a criatividade”, anima-se.

 Segundo o coordenador, André Brindarolli, o Mind Group desenvolve estudos desde 2004, com disciplinas de matemática e português e as instituições são avaliadas, depois de aplicado o método, pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade). Em 2009, foram desenvolvidos estudos em português, matemática e ciências da natureza. “Pudemos constatar que para este grupo, que foi um grupo maior com 56 escolas públicas e privadas, os resultados constatados foram fantásticos. O avanço foi muito maior após o trabalho realizado. Português, por exemplo, tendo aquilo que começou e o que era esperado, teve seis vezes mais avanço que o esperado; matemática e ciências teve três vezes mais, tudo observado pelo Inade”, conta Brindarolli.

 Grupo

O Mind Group é um grupo de estudo com termo de cooperação internacional, é a área social do Mind Lab, empresa que tem a metodologia que procura desenvolver o pensamento cognitivo, social e emocional das crianças, através de jogos para pensar. A empresa já investiu mais de R$ 4 milhões nos últimos anos em pesquisas ao redor do mundo. No Brasil, eles estabelecem um Termo de Cooperação Internacional na área de Educação, não oneroso, para as instituições de ensino.

 Os integrantes do Mind Group explicam que 80 instituições públicas e 20 privadas em todo o país serão selecionadas para o estudo de 2011. “Temos mais de 600 solicitações, estamos fazendo 400 reuniões de qualificação, que estamos fazendo aqui em Piraí do Sul. Até o final do mês de julho, a comunidade internacional em Israel selecionará as escolas para o estudo”, explica Brindarolli.

O termo de cooperação é totalmente gratuito. “A contribuição que a metodologia traz serve de exemplo para outros países. Vou torcer por Piraí do Sul, mas o processo de qualificação depende da equipe de Israel. Eles têm alguns critérios, vão avaliar e selecionar as escolas que entrarão no estudo. Nosso país tem uma grande diversidade, é como se tivéssemos diversos países dentro de um só”, diz.

 Metodologia

O Mind Group pretende capacitar os professores até o final de julho. “A metodologia consiste em métodos e mais de 200 jogos com objetivos para o aprendizado significativo. Além da capacitação, haverá acompanhamento mensal por uma equipe para dar suporte que potencializa o trabalho. Vamos tirar um retrato dos professores antes de utilizar a metodologia e um depois. Percebo uma seriedade muito grande no trabalho realizado aqui pelo prefeito Toto, pelo secretário Marcos e principalmente da equipe. Estão engajados em realmente fazer a diferença no município. Então isso, para a gente, é algo que chama a atenção”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.