em

Pietro Arnaud apoia o ex-reitor da UEPG João Carlos Gomes para deputado estadual

O coordenador da Casa Civil para a região dos Campos Gerais vereador licenciado Pietro Arnaud (Rede) informa que irá apoiar o ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e ex-secretário de Estado da Tecnologia, Inovação e Ensino Superior João Carlos Gomes para deputado estadual, nas eleições gerais deste ano, que ocorrerão no próximo dia 7 de outubro.

“Há 40 anos, o professor João Carlos vem desenvolvendo um excelente trabalho no Ensino Superior, sempre levando o nome da nossa cidade e também do nosso estado para o âmbito nacional e até internacional”, afirma Pietro. “Com certeza, como deputado estadual, ele irá potencializar toda essa experiência e cumprir um mandato muito importante e estratégico para o desenvolvimento tecnológico do nosso estado”, completa.

Currículo

João Carlos Gomes nasceu em 12 de julho de 1957 em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 1978, integra o corpo docente da instituição desde o ano seguinte (1979). Passou pelo cargo de coordenador do curso de Odontologia (1986/1987) e diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (1987/1990). Mestre e doutor em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Araraquara (SP).

É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG (mestrado e doutorado). Foi eleito reitor da instituição, pela primeira vez, em 1991, com mandato até 1994. Obteve duas novas vitórias nas eleições para as gestões 2006/2010 e 2010/2014, períodos em que a UEPG apresentou o maior avanço estrutural e educacional de toda a história.

Ainda em 1997, atuou como secretário municipal de Educação e Planejamento de Ponta Grossa, garantindo avanços até hoje lembrados nos setores em questão. Como reitor da UEPG, foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) entre os anos de 2008/2010 e 2012/2013, além de ser vice-presidente entre os anos 2010/2012. No comando da Abruem, João Carlos registra significativas conquistas para as universidades estaduais e municipais, hoje reconhecidas pela sua importância no cenário do ensino superior brasileiro.

É Membro Titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia. Em 2013, foi nomeado pelo então governador Beto Richa (PSDB) como secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, ficando por cinco anos à frente da pasta e transformando o Ensino Superior paranaense em “modelo para todo o planeta”.

Ciência e tecnologia

O trabalho como secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, considerado como “excelente”, rendeu a João Carlos uma cadeira no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e no Conselho Consultivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília, a convite do então ministro Gilberto Kassab. O colegiado é o responsável por, entre outros temas, discutir a política de ciência, tecnologia e inovação brasileira, formular propostas de planos, metas e prioridades relativas à temática e avaliar a execução da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reconhecimento mundial

A trajetória profissional de João Carlos Gomes rendeu-lhe reconhecimento internacional. Ele foi presidente da Asociación Latinoamericana de Operatoria Dental y Biomateriales (ALODYB), entre 2005 e 2006; participou de uma série de eventos internacionais entre reitores de instituições de ensino e também fomentou, junto a líderes mundiais, a utilização e pesquisa de tecnologias em diversos fóruns mundiais sobre o tema.

Ainda em 2011, João Carlos recebeu o título honorífico de “Cavaleiro da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana”, conferido pelo então presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano.

Medicina/UEPG e Hospital Universitário

Dois dos maiores orgulhos de João Carlos Gomes, como profissional, estão em Ponta Grossa. Em 2008, como então reitor da UEPG, ele foi o responsável por todo o processo de reabertura do curso de Medicina da instituição, fechado desde 2003. Coube a João Carlos todas as tratativas e esforços para estruturar a instituição e reabrir as turmas

Também é de responsabilidade de João Carlos o início das atividades do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), da UEPG, em 2010.

Destaque das universidades

A destinação de recursos e o excelente trabalho realizado por João Carlos Gomes junto à Secretaria Estadual de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Seti) colocou instituições paranaenses entre as melhores universidades da América Latina e também do mundo. Em um ranking divulgado em 2017, pela Web of World Universities, as universidade estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) apareceram entre as maiores do Ensino Superior latino-americano.

No mesmo ano, o instituto Times Higher Education colocou a UEPG entre as mil melhores instituições de Ensino Superior do planeta. Todas as universidades estaduais do Paraná – UEL, UEM, UEPG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) – estão avaliadas entre as melhores universidades brasileiras em avaliações nacionais. Nesses últimos anos, a pós-graduação (mestrado e doutorado) teve um crescimento de quase 100% nas universidades estaduais do Paraná.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.