A governadora Cida Boghetti (PP) deve participar, nesta terça-feira (7), em Ponta Grossa, de mais uma reunião pública promovida pelo governo do estado e que vai discutir o novo ciclo de concessões rodoviárias. Além da governadora, devem participar secretários estaduais, lideranças da região, dirigentes de entidades do setor produtivo e de outros segmentos da sociedade, prefeitos e presidentes de associação de municípios. O evento está programado para acontecer as 14h30, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).
Reuniões como a que será desenvolvida em PG já aconteceram em Cascavel e Londrina e foram organizadas depois que a governadora encaminhou notificações às concessionárias alertando que os contratos seriam finalizados e para que fossem iniciadas as medidas para o encerramento das concessões. Cida defende a construção de um novo modelo, ouvindo toda a sociedade civil, garantindo mais obras e uma tarifa 50% mais baixa, em média. O governo pretende realizar reuniões públicas em Foz do Iguaçu , Maringá, Paranaguá, Guarapuava e Curitiba. Os eventos estão sendo organizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
A intenção do governo estadual, explicou Cida Borghetti, é iniciar os processos licitatórios das novas concessões em 2020 para que, em 2021, as vencedoras possam assumir as concessões. “Estamos começando a definir, junto com a sociedade, um novo modelo de concessão, que alie mais obras e tarifas mais justas. Queremos saber o que cada região precisa, quanto quer pagar e quais são as obras necessárias para cada uma”, disse. Com base no que for discutido nas reuniões, o coordenador regional da Casa Civil, Pietro Arnaud destaca que o governo vai começar a montar o novo modelo de concessão que deve licitado. "É um evento muito importante porque é a oportunidade de debater as obras que a população acha necessário estar num próximo edital. É fundamental que a sociedade debata e diga quais são seus interesses", frisa.
Delegação
Em maio, o governo do estado solicitou ao Ministério dos Transportes uma nova delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração. O objetivo é definir dentro do Paraná um novo modelo de concessão com a participação da sociedade e do próprio governo federal. No dia 11 de junho, o Estado notificou as seis concessionárias de pedágio para iniciar os processos de finalização dos contratos, que acabam em 2021.