em

PG recebe Prêmio Gestor Público Paraná na área da habitação

A  Prefeitura de Ponta Grossa, através da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu, nesta terça-feira (12), o troféu de excelência do Prêmio Gestor Público Paraná. A cerimônia, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, contou com representantes de 41 cidades de diversas regiões do estado selecionadas para a premiação. 
Representante de Ponta Grossa,  o projeto de hortas comunitárias ‘Cultivar Energia’ figurou entre as ações reconhecidas pela sua excelência no estado do Paraná.  A iniciativa, desenvolvida através de ação integrada entre Prolar; Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Copel e Sanepar, proporciona o cultivo de hortaliças em áreas da rede de alta-tensão localizadas em conjuntos habitacionais do município. Além de promover a alimentação saudável e a geração de renda para as famílias participantes, o projeto também serve como meio de conscientização e disseminação de conhecimentos acerca dos cuidados próximo a rede elétrica.
“Esse prêmio vem coroar todo o trabalho desenvolvido pelos nossos servidores nesse projeto. É uma ação que envolve diversos órgãos da Prefeitura e tem trazido grandes benefícios para a comunidade da região do Costa Rica”, destaca o prefeito Marcelo Rangel. 
De acordo com o diretor-presidente da Prolar, Deloir Scremin Junior, a premiação ressalta a importância dos municípios instituírem políticas públicas inovadoras para o desenvolvimento da comunidade. “Desde de 2017, a Prefeitura, através da Prolar e da Smapa, trabalha para viabilizar esse projeto, que tem repercutido de maneira muito positiva no município, pois promove a disseminação de informações para a segurança nos locais de rede de alta-tensão, além de promover uma oportunidade de renda para as famílias, que faz uma grande diferença no cotidiano delas. A comunidade dos conjuntos Costa Rica 1, 2 e 3 abraçou esse projeto e tem avançado de maneira muito consistente, criando laços e fortalecendo a nossa de comunidade, tudo isso acompanhado de perto pelas nossas equipes da Prolar”, declara Scremin.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o projeto também é uma oportunidade de promover a alimentação saudável das famílias, assim como fortalecer a sustentabilidade das comunidades. “A Smapa realiza todo o assessoramento técnico das famílias, fornecendo mudas e informações para o cultivo nessas áreas. Isso repercute na melhoria da alimentação dessas famílias com produtos orgânicos e produzidos por elas mesmas, incentivando a sustentabilidade e o bom uso da terra”, frisa. O diretor jurídico da Cohapar e o ex-diretor presidente da Prolar, Dino Schrutt, também participou da cerimônia. "O projeto inicou para resolver um problema das áreas não edificáveis da rede de alta tensão e hoje é um projeto de economia solidária. Trouxe educação ambiental, renda e qualidade de vida às famílias. Além de ser expandido para outros bairros", destaca, ressaltando que a horta do jardim Panamá já está funcionando. 

Através da mesma iniciativa, a Prolar já havia recebido prêmio pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e, pelo projeto a Copel ganhou o troféu Benchmarking Brasil.

Prêmio Gestor
O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná e tem como objetivo valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.

Carambeí também é premiada

De Carambeí, o projeto 'Carambeí Digital' recebeu menção honrosa. O prefeito Osmar Blum (PSD) participou da solenidade e recebeu a premiação pela iniciativa que vem conectando a administração pública e leva internet gratuita à população.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.