em

PG precisa de menos de 20 mil eleitores para assegurar o 2º turno

 

Peterson Strack
Fórum de Ponta Grossa tem atendido em média 1,8 mil pessoas por dia

 

Restando duas semanas para se encerrar o prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores, Ponta Grossa está próxima de atingir a marca de 200 mil títulos necessários para a realização de segundo turno na cidade. As duas centenas de milhares de eleitores em dia é o mínimo exigido pela legislação para que haja segundo turno. Na quarta-feira o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Jucimar Novochadlo estará no município, onde irá abordar o recadastramento eleitoral em Ponta Grossa.

De acordo com o Fórum Eleitoral, até o momento 183.393 eleitores recadastraram seus títulos, o prazo para aqueles que ainda não regularizam sua situação junto à Justiça Eleitoral termina no próximo dia 29. O total de eleitores que já fez seu recadastramento biométrico é o equivalente a 77% dos 234 mil títulos que a cidade possuía até a última eleição.

“Normalmente há uma queda no número de eleitores, pessoas que deixaram de morar na cidade,por exemplo. É normal que haja uma pequena redução após os recadastramentos”, explica Jackson Wójcik Pinto, coordenador de comunicação do Fórum Eleitoral de Ponta Grossa.

Nos últimos dias a média é de 1800 pessoas atualizando sua situação eleitoral em Ponta Grossa, e se mantida esta proporção, até o dia 29 de janeiro, garantiria ao município pouco mais de 208 mil eleitores. “Temos uma média de 1700 a 1800 atendimentos por dia, somente hoje (segunda-feira), devemos bater na casa de 2 mil pessoas”, informou Wójcik.

O Fórum Eleitoral conta com uma estrutura de 130 funcionários e 65 guichês para atender à população. O recadastramento biométrico começou em maio do ano passado, e no início houve registros de problemas, como longas filas e demora no antedimento. A lentidão foi atribuída ao número de máquinas que faziam o processo de biometria. Semanas depois a Justiça Eleitoral informou a chegada de mais equipamentos e o atendimento se normalizou. Ainda assim, o prazo, que se encerraria em setembro, foi prorrogado até janeiro de 2016.

Documentos necessários

Quem ainda não fez o recadastramento deve ir até o Fórum, com os seguintes documentos: identidade (RG ou Carteira de Habilitação), comprovante de residência; quem tiver o título de eleitor também pode apresentar à Justiça. O Fórum Eleitoral fica na rua Saint Hilaire, Oficinas, e o horário de atendimento é das 9 às 18 horas, sem fechamento para horário de almoço. “É importante que se ressalte que quem ainda não fez, que não deixe para a última hora, para evitar riscos de enfrentar eventuais filas”, aconselha Jackson Wójcik Pinto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.