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PG integra pesquisa que promete inovar setor automotivo

Alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão envolvido em três projetos do setor automotivo - Foto: José Aldinan/DCmais

Inovação de tecnologia e cuidados com o meio ambiente estão de mãos dadas em um projeto nacional do setor automotivo, que é feito por pesquisadores e alunos em diversas instituições de ensino do Brasil.

Diante da necessidade de transição para uma economia de baixo carbono, em resposta às mudanças climáticas, o setor automotivo tem o desafio da descarbonização. Alguns projetos desenvolvidos através do, agora, Programa Mover focam no desenvolvimento de tecnologias para carros elétricos, híbridos (que têm tanto o motor elétrico quanto o motor de combustão interna), ou pelo uso de biocombustíveis em vez de combustíveis fósseis.

Pesquisa da UTFPR em Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, alunos e professores da UTFPR fazem parte desse projeto nacional da indústria automotiva, que inclui inovação, sustentabilidade, criatividade e, principalmente, pesquisas para mudar o setor no Brasil.

Novos requisitos do Mover

O Mover estimula investimentos em novas rotas tecnológicas e aumenta ainda mais as exigências de descarbonização da frota automotiva brasileira, incluindo carros de passeio, ônibus e caminhões.

Em alguns aspectos, o Mover dá continuidade ao Rota 2030, criado em 2018, e a seu antecessor, o Inovar Auto, de 2012. Todos têm como meta reduzir em 50% as emissões de carbono até 2030. O novo programa aumenta os requisitos obrigatórios de sustentabilidade para os veículos novos comercializados no país. Entre as novidades está a medição das emissões de carbono, considerando todo o ciclo da fonte de energia utilizada.

Posteriormente, o Mover prevê uma medição ainda mais ampla, conhecida como “do berço ao túmulo” (termo usado pelo Governo Federal), que abrange a pegada de carbono de todos os componentes e de todas as etapas de produção, desde o uso até o descarte do veículo.

Projetos inovadores desenvolvidos

Em Ponta Grossa, o programa Mover já é realidade para os alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente, o laboratório do Grupo de Sistemas Automotivos (GSA) tem três projetos em andamento com diferentes financiadores e todos relacionados ao setor automotivo.

Os projetos consistem em desenvolvimento de tecnologias inovadoras para sistemas de assistência ao condutor (ADAS) e condução autônoma (AV). O coordenador dos projetos da UTFPR-PG apresentou para a reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais os detalhes sobre como é desenvolvido as pesquisas sobre condução autônoma com o objetivo de melhorar a segurança viária, redução de tráfego e conforto.

“O projeto se chama VHF Urbano, que é o desenvolvimento de um veículo híbrido flex otimizado a etanol para aplicações urbanas. Ele trata de um veículo de pequeno porte, que tem como características aproximadamente um peso de 600 quilos para dois passageiros. E ele vai usar como conceito na propulsão os motores elétricos nas rodas traseiras. Então, a ideia é que seja com motores de roda nas rodas traseiras. E a propulsão, utilizando a topologia séria, é uma propulsão exclusivamente elétrica”, explica o professor da UTFPR, Carlos Henrique Illa Font, sobre um dos projetos desenvolvidos na Universidade.

Especificamente no que tange às partes do projeto que ficaram para o Campus Ponta Grossa, da UTFPR, os pesquisadores atuam em duas áreas: a concepção do inversor de tração para o veículo e algumas funções de BMS para a bateria do veículo.

Desafios na pesquisa de tecnologia

“Eu acho que o principal desafio é, de fato, a gente propor soluções que envolvam toda a cadeia produtiva nacional. A maioria dos sistemas que as empresas usam vem do exterior. Os veículos elétricos híbridos que são vendidos no Brasil, praticamente toda a tecnologia veio de fora do país. Temos que prover soluções para esse veículo considerando toda a engenharia e produtos brasileiros”, destaca Illa Font.

Já para o aluno Guilherme Ferreira de Lima os desafios estão relacionados na gestão de todo o projeto. “Quanto ao meio acadêmico é a implementação, porque ele é um projeto muito abrangente. Não é uma coisa como a gente está acostumado aqui na universidade, no meio científico, de projetar. Existe toda uma sinergia entre diferentes áreas. Tanto no meio tecnológico, como também no meio burocrático”, exemplifica Ferreira, que é formado em Engenharia Elétrica pelo Campus Ponta Grossa, da UTFPR e que atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

SENAI na formação de profissionais do setor automotivo

No Mover, o SENAI segue com o fortalecimento do setor automotivo brasileiro por meio de projetos de PD&I desenvolvidos em parceria com os Institutos SENAI de Inovação.

Um dos caminhos para eliminar ou reduzir significativamente a emissão do dióxido de carbono (CO2) e de outros gases que causam o efeito estufa está em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) promovidos a partir da união entre o setor privado e instituições de pesquisa aplicada, como os Institutos SENAI de Inovação, especializados em criar produtos, processos e soluções que tenham impacto social e impulsionam a competitividade da indústria brasileira.

Marcos Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, comenta que toda a cadeia do setor automotivo se beneficia com o Projeto Mover. “Todas as empresas que fornecem peças, grandes ou pequenas, estão envolvidas neste processo, gerando renda e emprego. Os projetos são pensados em soluções de tecnologia para o setor e isso atinge uma quantidade enorme de marcas, empresas e trabalhadores. O SENAI tem se envolvido ainda mais na qualificação de trabalhadores e pesquisadores da área. O objetivo é contribuir para que o setor automotivo do Brasil fique ainda mais competitivo e forte”, finaliza.

Para participar do Programa Rota InCurso, do SENAI, as empresas interessadas devem realizar cadastro na Plataforma (https://rotaincurso.fundep.ufmg.br/landing) e escolher o curso desejado. Todos os cursos disponíveis são ministrados de maneira gratuita para as indústrias participantes e não existe limite de matrícula para que as empresas interessadas possam utilizar o programa.

Investimentos, benefício fiscal e redução de imposto

Para que as empresas possam cumprir os requisitos obrigatórios do programa, o Mover vai conceder créditos financeiros em proporção aos investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Os créditos ficarão entre R$ 0,50 e R$ 3,20 para cada real investido, a partir de percentuais mínimos que serão definidos na regulamentação do programa.

Além disso, a Redução de Imposto de Importação para fabricantes que importam peças e componentes sem similar nacional, desde que invistam 2% do total importado em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em “programas prioritários” na Cadeia de Fornecedores.

Fiep promove debate sobre a tecnologia para o setor

Carlos de Paula, coordenador do Conselho Setorial Automotivo da Fiep, ressalta a importância do debate sobre o processo de fabricação dos veículos no Brasil e como os projetos do Mover podem contribuir para o setor.

“Nós temos [Brasil] que ter independência de autopeças do exterior. Então acredito que esse é um dos caminhos para investirmos em tecnologia e mão de obra brasileira. Como conselho automotivo, a gente conversa com as empresas através de reuniões e eventos para entender quais são as demandas e como os projetos do Programa Mover podem auxiliar nessas questões”, comenta.

De acordo com dados da Fiep, o Paraná é hoje o terceiro principal polo automotivo do Brasil, que responde por cerca de 15% dos veículos produzidos no país. É também o estado que mais emprega no setor automotivo e de reparação de veículos na região Sul.

Projetos da UTFPR Ponta Grossa

  • 10/2023-10/2026: SEGCOM – Projeto, implementação e testes de componentes e dispositivos para desenvolvimento de sistemas de assistência à condução (1 projeto – 13 Doutores, 15 Mestrados e 21 Graduandos) – Poli/USP, USP-SC, UnB Gama, UTFPR-PG e UFPE – Apoio: Rota2030 (=US$ 1,76M) – EM ANDAMENTO
  • 03/2023-03/2025: VirtuAuto – Desenvolvimento de Arquitetura de Veículos Autônomos (ADAS) através de Visão Computacional Utilizando Simulador de Dinâmica Veicular (1 projeto – 4 M.Sc.) – PUC Minas, Stellantis e UTFPR-PG – Apoio: FINEP2030 – R$ 3,87M (=US$ 778,36K) – EM ANDAMENTO
  • 12/2020-08/2024: SegurAuto – Projeto e Desenvolvimento Integrado de Função e Ambiente de Segurança Assistida pelo Condutor para Veículos Autônomos (1 projeto – 6 M.Sc. e 6 UG) – Poli/USP, USP-SC, UnB Gama , UTFPR-PG e UFPE – Apoio: MOVER – R$ 3,60M (=US$ 687,86K) – EM ANDAMENTO

Os programas automotivos são:

  • Inovar- Auto (2012-2017) – Projeto com a FCA (FIAT CHRYSLER AUTOMOBILE) entre 2015 à 2017. Apoio a 4 docentes, 2 técnicos administrativos, 5 mestrandos e 6 graduandos. Investimento de R$ 1.750.000,00 e 1 Renegade.
  • Rota 2030 (2018-2023) – Projeto SegurAuto. Investimento para UTFPR-PG de R$ 600.000,00, 1 DAF Truck e 1 Renault CAPTUR. Apoio a 1 docente, 1 técnico administrativo, 1 mestrando e 20 graduandos.
  • Projeto Virtualto. Investimento para UTFPR-PG de R$ 550.000,00 e 1 JEEP Renegade. Apoio a 1 docente, 1 doutorando, 2 mestrandos e 1 graduando.
  • MOVER (2024-2029) – Projeto SEGCOM. Investimento para UTFPR-PG de R$ 1.200.000,00, 1 DAF Truck e 1 Renaul CAPTUR. Apoio a 1 docente, 2 técnicos, 1 apoio técnico, 1 doutorando, 2 mestrandos e 9 graduandos.

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