em

PG ganha ‘Praça do PAC’

Divulgação

PROJETO O espaço é resultado de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal

Novo espaço cultural e esportivo de Ponta Grossa terá gestão coletiva e participação da comunidade na sua preservação e organização

Todas as praças são públicas, mas boa parte dos seus usuários não se dá conta disso. A ocorrência de depredação, mau uso, desconsideração e falta de respeito para com os outros usuários transforma muitas áreas públicas em espaços degradados, tornando a manutenção cada vez mais difícil e sempre dispendiosa. Mas um outro modelo será implantado num espaço completamente novo, que está sendo gestado em parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Ponta Grossa, a chamada “Praça do PAC”.

O novo espaço a ser projetado em Ponta Grossa será multiuso, voltado para atividades de lazer, esporte e cultura. Deverá ser construído em Uvaranas. Esta semana, a Secretaria Municipal de Governo, através da Unidade Central Gestora de Transferências – que cuida do encaminhamento e acompanhamento de projetos do município junto a outras esferas administrativas – completou o Plano de Gestão da futura praça.

Nesse plano de gestão estão incluídos o modo, tempo e horário de funcionamento dos equipamentos e espaços, quantos funcionários vão trabalhar ali, e como será feita essa administração. O próximo passo, explica Jocemara Santos, coordenadora da Unidade, é constituir uma Unidade Gestora Local para acompanhar as obras de implantação até sua conclusão, garantindo que não haja atrasos e que os serviços sejam executados conforme as especificações.

Essa mesma Unidade vai, posteriormente, fazer parte do Grupo Gestor, que será formada por representantes de órgãos governamentais envolvidos (Secretarias de Esportes, de Cultura e de Educação, por exemplo) e também da sociedade civil. E que vai, no final das contas – junto com a comunidade diretamente atingida – administrar todo aquele espaço.

Uma vez concluída a implantação da Praça do PAC, o Grupo Gestor vai promover ações de mobilização da comunidade, “para estimular o pertencimento da praça, e para que a comunidade faça parte de tudo”, explica o secretário de Governo, João Barbiero. Segundo ele, a idéia subjacente é que a comunidade, “fazendo parte da gestão da praça, também colabore com a sua manutenção, com a guarda daquilo que está sendo feito em benefício de todos e também de sua funcionalidade”.

Nova Praça

De acordo com o secretário Barbiero, a nova Praça do PAC, ou Praça dos Esportes e da Cultura, foi conquistada em atendimento a um projeto apresentado pela prefeitura de Ponta Grossa junto ao governo federal. “Obtivemos muito apoio nesse esforço, principalmente dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, esta ainda quando estava no Senado”.

As Praças dos Esportes e da Cultura foram criadas quando do lançamento do PAC 2, em março do ano passado. No país inteiro, está prevista a construção de 800 dessas praças, mas na primeira seleção – que incluiu Ponta Grossa – foram contemplados 401 projetos.

A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². A de Ponta Grossa, chamada de classe II, terá 3.000 metros quadrados de área.

O projeto de Ponta Grossa prevê a construção de duas edificações multiuso com cinema com 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.