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PG é a segunda cidade que mais movimenta os portos 

Ponta Grossa é a segunda cidade do Estado com maior quantidade de caminhões rumo aos portos, atrás apenas de Maringá, de onde saíram 11.585 veículos neste ano.

Dados dos Portos do Paraná mostram que em 2019, de janeiro a março, 11.404 caminhões com origem de Ponta Grossa descarregaram nos portos de Paranaguá e Antonina. A cidade foi responsável por 449.433 toneladas de grãos – o equivalente a 7,4 milhões de sacas – transportadas via rodovia.

No total, os Portos do Paraná devem movimentar, até 2030, 80 milhões de toneladas de carga. Para isso, a nova gestão realiza obras de infraestrutura marítima e terrestre, melhorando os acessos à Paranaguá e investindo em obras de ampliação.

Três obras para ampliação do cais do Porto de Paranaguá estão em fase de licenciamento: um novo píer em T, em F e L. “O Paraná é o maior produtor de alimentos da América Latina. Precisamos de eficiência na hora de escoar nossa produção e estamos trabalhando para isso. Hoje já temos os portos mais eficiente do Brasil, com apenas 24 berços e 5 mil metros de cais”, destaca o diretor-presidente dos portos paranaenses, Luiz Fernando Garcia.

Além do aumento no número de píeres, estão previstas novas de campanhas dragagens e derrocagem. Além disso, o Governo do Estado anunciou novas obras de infraestrutura terrestre, melhorando os acessos e as áreas de armazenagem. 

“Para pensar o futuro é preciso planejar e sincronizar as ações de infraestrutura, junto com as projeções da demanda e dos fluxos de produção. Não adianta termos uma grande capacidade de movimentação de cargas, com novos berços de atracação, se não houver produto para escoar, estradas para o transporte, ou locais para armazenar esta carga. É uma cadeia de produção, que precisa ser pensada de ponta a ponta”, explica o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Na  quarta-feira (3),o governador Ratinho Junior anunciou a contratação do projeto executivo de engenharia para restauração e ampliação de capacidade da avenida Ayrton Senna da Silva, um dos principais acessos ao Porto de Paranaguá.  A revitalização da via é fundamental para aumentar a capacidade de escoamento das exportações do Estado.

Em junho, deve ser entregue o novo viaduto da BR 277. O projeto e a fiscalização da obra são de responsabilidade do DER e o investimento, de R$ 12,7 milhões, é da autoridade portuária.

A avenida Bento Rocha, principal via de acesso ao Porto de Paranaguá, também recebe melhorias. As obras estão em andamento e devem ficar prontas em dezembro. Os investimentos somam R$ 15,9 milhões, em recursos próprios dos Portos do Paraná. (Das Assessorias)

Infraestrutura marítima

Os Portos do Paraná atuam com um planejamento estratégico que prevê investimentos na capacidade de transporte, recepção, armazenagem, expedição e atracação. Na área marítima, estão em andamento as obras de modernização dos Berços de Atracação 201 e 202 e ampliação do Berço 201. A previsão de entrega é março de 2020, com investimentos de R$177 milhões.

Para remover sedimentos dos canais de acesso, bacias de evolução e dos berços de atracação e manter as profundidades pré-estabelecidas, os Portos fazem ainda a dragagem de manutenção do canal de acesso de Paranaguá e Antonina. Os custos somam R$ 156,9 milhões.

Expectativa é movimentar 80 milhões de toneladas de carga, até 2030 (Divulgação/Appa)

 

 

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