em

PG apresenta hoje estudo da Central de Abastecimento

Representantes do setor rural de Ponta Grossa estarão hoje, em Curitiba, apresentando para o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), George Hiraiwa, o estudo de viabilidade para implantação da Central de Abastecimento dos Campos Gerais no município. O encontro está marcado para as 13h30.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Vieira, que estará junto com o grupo que conversará com o George,  além de apresentar o estudo, existe a intenção de saber o que pensa o governo estadual sobre o funcionamento da unidade em Ponta Grossa. “Vamos entregar o estudo e ver qual será o posicionamento do secretário sobre a Central de Abastecimento aqui”, explica Ivonei.

Conforme ele, a unidade local “pode até ser chamada de Ceasa, já que a Central Estadual de Abastecimento (Ceasa Paraná – controla as centrais em Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel e Londrina) tem tudo pronto”.

Para Ivonei, o que mudará é que a Central de Abastecimento dos Campos Gerais será implantada com um conceito novo, onde será formada uma cooperativa de produtos rurais, será agregado valor à produção, a venda de produtos será direcionada somente ao atacado e atenderá as necessidades da população rural da região.

Ele explica que os produtores não necessariamente terão que ingressar na cooperativa. “Eles poderão também fazer este trabalho; não é uma coisa encaixotada, terá a Central para quem quiser usar. A Central é para fomentar a produção e comercialização”, explica. Poderão participar todos os produtores de hortifrutis regionais.

De acordo com Ivonei, o modelo moderno que se pretende para a Central local foi definida pelo próprio grupo que está à frente da implantação. Ele não sabe se formato parecido está em operação em outros lugares do país.

Local

Quanto ao local para implantação da Central de Abastecimento dos Campos Gerais, o secretário adianta que será solicitada a opinião de George no encontro desta tarde. Ele revela que o grupo já tem alguns pontos a sugerir, mas que ainda não há nada definido.

As cinco Ceasas no Paraná

Das cinco Ceasas existentes no Paraná, a primeira entrou em operação em 1975, em Maringá. A de Curitiba começou a operar em julho de 1976, no bairro do Tatuquara.

Na sequência foram implantadas as Ceasas de Foz do Iguaçu (fevereiro/78); Cascavel (maio/79) e Londrina (março/82), além da construção definitiva da nova Ceasa de Maringá, ocorrida em 1986.

Estas unidades atacadistas passaram a se constituir em efetivos centros de concentração da comercialização de hortaliças, frutas, ovos e outros produtos, possibilitando maior disciplinamento e organização do setor, bem como incentivando o desenvolvimento da produção hortícola voltada para o mercado paranaense e de outros estados, por facilitar o intercâmbio entre os principais centros consumidores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.