em

Pesquisas mostram Aécio Neves e Dilma empatados

 

As primeiras pesquisas de intenções de voto para a presidência do Brasil, no segundo turno, divulgadas ontem, mostram os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff, do PT, empatados tecnicamente dentro da margem de erro. A pesquisa Ibope mostra o candidato Aécio Neves com 46% das intenções de voto. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ele tem de 44% a 48%. A atual presidente aparece com 44% das intenções de voto. Com a margem de erro, ela tem de 42% a 46%, o que significa que ela está empatada tecnicamente, dentro da margem de erro, com o candidato Aécio Neves.

Brancos e nulos são 6% e o índice de eleitores indecisos é de 4%. A pesquisa Ibope também mostra os votos válidos, ou seja, quando não são considerados os votos em brancos, nulos e indecisos. Aécio Neves aparece com 51%. Com a margem de erro, ele tem de 49% a 53%. Já Dilma tem 49%. Considerando a margem de erro, a atual presidente tem de 47% a 51% das intenções de voto. Novamente, os candidatos aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Já a pesquisa Datafolha aponta o candidato Aécio Neves pela primeira vez em vantagem numérica em relação à Dilma e empatados numericamente. Aécio Neves tem 46% das intenções de voto. Ao considerar a margem de erro, o candidato tem de 44% a 48%. A presidente Dilma aparece com 44%. Com a margem de erro, ela tem de 42% a 46%. Brancos e nulos são 4%. Não sabem ou não responderam são 6%. A pesquisa apresenta ainda os votos válidos, ou seja, sem considerar os brancos e nulos e indecisos. Aécio Neves tem 51%. Com a margem de erro, ele tem de 49% a 53%. Dilma, do PT, aparece com 49% das intenções de voto. Considerando a margem de erro, ela tem de 47% a 51%, o que significa que ela e Aécio estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro.

Metodologia

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, nos dias 7 e 8 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 01071/2014. Já o Datafolha ouviu 2.879 eleitores, nos dias 8 e 9 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 01068-2014.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.