A data mais importante para o e-commerce e a mais esperada pelos brasileiros, a Black Friday, acontece este ano no dia 29 de novembro — mesma data limite para pagamento do 13º salário. Embora seja um dinheiro a mais no orçamento, 74% daqueles brasileiros que vão receber o benefício disseram que não vão usá-lo para as compras, segundo pesquisa do site oficial do evento, www.BlackFriday.com.br.
"Os brasileiros costumam usar o 13º para quitar alguma dívida. Esta renda extra ajuda indiretamente nas compras da Black Friday, visto que o consumidor tem mais liquidez; mas não diretamente, como esperado. Isso demonstra maior maturidade do brasileiro em relação ao consumo. Outro fato que demonstra isso são os produtos com maior procura no Black Friday, como smartphone e televisão: mais caros e o consumidor pode esperar para comprar, se planejando, inclusive guardando dinheiro para comprar", analisa Ricardo Bove, idealizador do Black Friday.
De acordo com a pesquisa, grande parte dos brasileiros (82%) costuma usar cartão de crédito como meio de pagamento na Black Friday e 69% parcelou suas compras em 2018.
A maioria (98%) vai comprar algo para si este ano. Dessa forma, analisando os produtos adquiridos no ano passado e aqueles que elas pretendem comprar, é possível perceber um comportamento: grande parte aproveita a data para trocar de celular e renovar a casa.
O primeiro item que será mais procurado este ano é o celular: 37% dos consumidores disseram que pretendem comprar um novo. Competindo quase diretamente, estão os eletrodomésticos: 36% das pessoas estão querendo comprar itens novos para casa.
Aquela TV da última geração com um precinho ótimo é a terceira mais desejada pelos consumidores do Black Friday: 29% planeja investir neste bem.
Pesquisa x Oferta imperdível
Embora as pessoas saibam o que querem comprar — 51% dos entrevistados disseram que em 2018 compraram os produtos da sua lista; e pesquisem muito antes do evento — 97% já tem uma ideia dos preços antes; a pesquisa mostrou também que quase metade dos consumidores (51%) comprou algo que não estava planejado.
"Isso mostra que os brasileiros se preparam para o evento, mas muitos também acabam se rendendo às oportunidades da data. Eles acessam o site para ver as ofertas e se deparam com grandes descontos, isso faz com que eles queiram aproveitar. E eles não gastam pouco", relata Bove.
A grande maioria (70%) pretende gastar mais de R$ 500, e quase a metade dos consumidores (47%) mais de R$ 1.000. Entre os entrevistados, 26% também pretende comprar para terceiros, sendo que 42% destes pretende desembolsar menos de R$ 200.
O preço, como já esperado, é o principal fator que determina a compra para 90% dos entrevistados. No entanto, indo de encontro com essa lógica, o segundo fator mais importante para os brasileiros é a confiança na loja (61%), antes mesmo do custo do frete (45,1%).
"O mercado online brasileiro ainda está em consolidação, diferente dos EUA e Europa, por exemplo. Por ainda ser uma novidade para muitos, o brasileiro tende a ser desconfiado no que diz respeito ao meio digital. Por isso, ele é mais fiel e tende a comprar sempre na loja que já conhece e teve boa experiência", analisa Bove.