Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) revela indicadores positivos quanto ao tratamento recebido no comércio paranaense. Os entrevistados foram questionados sobre o atendimento no município em que residem e, dentre eles, 15% o consideram ótimo. Os que avaliam como bom, somam 77%. Os percentuais são muito elevados quando comparados aos 7% que julgam ruim e ao 1% restante que considera péssimo. A sondagem foi realizada no fim de outubro, com 320 consumidores de diversas cidades, entre elas, Ponta Grossa.
Os entrevistados insatisfeitos destacam principalmente a falta de treinamento como responsável pelo mau atendimento. Alguns comentários negativos como ausência de qualificação profissional e falta postura e vontade na hora da venda são os de maior destaque.
Os satisfeitos, entretanto, realçam a atenção dedicada pelos vendedores e o conhecimento sobre o produto como responsáveis pela sua opinião. Alguns comentários deixam o otimismo evidente: o atendimento do comércio tem tido uma boa melhora nos últimos anos, devido à maior oferta de capacitação profissional e a grandes eventos, como a Copa e foco nas estações e data comemorativas, isso faz com que o comércio se prepare para atender bem seus clientes.