em

Pesquisa mostra cenário eleitoral na disputa entre Lula e Bolsonaro

Pesquisa consultou eleitores de diferentes regiões do País

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Paraná Pesquisas divulgou nova sondagem, nesta semana, desta vez com pesquisa de opinião pública nacional a respeito do cenário eleitoral para Presidente da República. Na pesquisa espontânea, o nome de Luís Inácio Lula da Silva (Lula) aparece em primeiro lugar, com 29,5% das intenções de voto.

Logo em seguida está Jair Messias Bolsonaro, com 27,7%. Ciro Gomes surge com 2,5%, Simone Tebet com 0,7% e Pablo Marçal com 0,3%. O número de pessoas que, na entrevista espontânea, disse não saber em quem votar ou preferiu não responder, somou 31,1% de todos os consultados. Nesse cenário, André Janones tem 0,2% e outros nomes citados somam 0,3%.

Lula e Bolsonaro

Na pesquisa estimulada (com sugestão de nomes), um dos cenários aponta Lula com 41,1% e Bolsonaro com 35,1%, tendo Ciro Gomes 7,4% e Simone Tebet 2,2%. André Janones, Pablo Marçal, Vera Lúcia, Felipe D’Ávila, Luciano Biva, Eymael, Sofia Manzano e Leonardo Pécicles aparecem com menos de 2% cada.

Em outro cenário estimulado, Lula surge com 42%, seguido por Bolsonaro (35,9%), Ciro Gomes (8,6%) e André Janones (1,9%). Um terceiro cenário apresenta Lula com 44,4% e Bolsonaro com 36,5%, seguido de Simone Tebet (3,4%) e André Janones (2,2%).

Segundo turno

A pesquisa também perguntou qual seria o comportamento dos eleitores em um eventual segundo turno. Em um primeiro cenário, Lula tem 48% dos votos e Bolsonaro tem 39,3%. A Paraná Pesquisas também perguntou qual era a percepção dos eleitores em relação a quem seria eleito. A pesquisa estimulada apontou Lula com 48,5% e Bolsonaro com 39,3%.

Região Sul

Por ter dimensões continentais, o Brasil tem diferentes perfis de eleitor conforme a região. No Sul, Bolsonaro aparece na frente com 44%, 44,6%, 45,3% nos três cenários de primeiro turno, e com 47,3% no segundo turno.

Motivação

As entrevista apresentam, ainda, o grau de motivação dos eleitores para comparecer às urnas em outubro: 42,8% disseram estar pouco motivados, 28,6% se dizem motivados e 26,2% muito motivados. Outros 2,4% não opinaram ou não souberam responder.

Aprovação

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro também foi tema de questionamento, sendo que 32,2% dos entrevistas consideram sua administração boa ou ótima, 21,6% consideram regular, 8,2% consideram ruim e 36,8% péssima. De maneira geral, 52,9% dos entrevistados disseram desaprovar a administração e 43,2% disseram aprovar.

No total, foram consultados 2020 eleitores de 26 estados e Distrito Federal e em 162 municípios, entre 30 de junho e 5 de julho.

Confira abaixo a pesquisa na íntegra:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.