Menu
em

Pesquisa afirma que banheiro limpo é a principal demanda do caminhoneiro

(foto ilustrativa/freepik)

Parece incrível, mas em pleno 2024 os caminhoneiros brasileiros ainda apontam a falta de higiene nos banheiros dos pontos de parada como sua maior preocupação. Mais segurança e serviços de alimentação estão também entre as principais demandas da categoria.

É o que constatou uma pesquisa sobre Pontos de Parada e Descanso (PPDs) feita pela CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com 1403 transportadores de cargas autônomos e celetistas, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.

Eles foram entrevistados presencialmente em postos de combustíveis, sindicatos, centrais de abastecimento e regiões portuárias e responderam também pela internet.

Banheiros

Um ponto de grande destaque da pesquisa, segundo a análise da CNTA, está na classificação dos caminhoneiros em temas relacionados a lazer e descanso.

A questão banheiro com chuveiro com água quente foi considerada por 86% dos caminhoneiros como muito importante (tanto banheiro masculino como feminino), maior percentual da pesquisa nesse nível de classificação. Outros 13% a consideraram ainda como importante e menos de 1% por cento como pouco importante.

Segurança nos pontos de parada

O monitoramento por câmeras e vigilantes foi considerado por 66% dos caminhoneiros como muito importante. Nessa classificação também despontaram os itens iluminação (65%); estacionamentos cercados (64%); manutenção do pavimento (63%); e cadastro dos usuários (61%). Todas as questões relacionadas à segurança tiveram ainda índices superiores a 30% na classificação importante e inferiores a 3% na classificação pouco importante. Isso reforça a preocupação do caminhoneiro com a própria proteção nos PPDs.

Alimentação

No tema alimentação, restaurante e lanchonete em PPDs lideraram a preferência e foram considerados, respectivamente, por 68% e 66% como muito importante. Também foram classificados assim, mas com percentuais menores, refeitório (56%); cozinha (49%); fogão (46%); e micro-ondas (44%). Por outro lado, 49% dos caminhoneiros avaliaram churrasqueira como pouco importante, maior índice dessa classificação na pesquisa.

Descanso para os caminhoneiros

Metade dos caminhoneiros classificou como muito importante haver uma sala de descanso nos PPDs. Varanda com bancos (46%) e televisão coletiva (44%) também despontaram nesse nível de classificação. Já a existência de redários teve a maior quantidade de respostas como importante (41%) e 22% a avaliaram como pouco importante. E o item área de diversão (sinuca, totó) foi classificado por 32% dos caminhoneiros como pouco importante; 36% como importante.

Leia mais: STF decide que maiores de 70 anos podem partilhar bens ao se casarem

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile