em

Péricles destaca atuação para promover ‘cultura da paz’

Entre as principais ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos, o deputado estadual e candidato a reeleição, Péricles de Holleben Mello (PT) relembra o trabalho especialmente em defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana e relacionados à cultura da paz.
“Até o momento conseguimos segurar o projeto de lei que pretende reduzir a APA em quase 70%. Isso foi importante porque mobilizamos grande parte da sociedade. No entanto, além de preservar a APA, encomendei um estudo ao Laboratório de Mecanização Agrícola, ligado ao Departamento de Geociências da UEPG, que dá diretrizes para um plano de desenvolvimento da Região dos Campos Gerais baseado na APA. Esse estudo orienta a economia em direção ao Turismo, a produção ecologicamente sustentável de alimentos, a pequena e a média propriedade rural, mas em amplo entendimento com os representantes da silvicultura, mineração e do agronegócio”, disse o deputado.
Péricles defende que a UEPG, através de seus doutores, mestres, pesquisadores e professores de todos os seus departamentos, seja a instituição que promova todo o processo. “Queremos criar também uma agência regional que oriente a distribuição do desenvolvimento em todas as cidades, aproveitando as vocações locais”, diz, salientando que esse modelo pode influenciar outras regiões do Paraná como o Litoral e Vale da Ribeira.
Sobre a Cultura de Paz, Péricles relata que protocolou projeto na Assembleia Legislativa que prevê núcleos de cultura de paz, justiça restaurativa e resolução de conflitos espalhados pelo Estado.“Esse é um projeto abrangente que norteia outras iniciativas como as escolas restaurativas e o Movimento Popular Periferia, dando voz às lideranças de cada vila para resolver problemas locais. Também envolve o setor de saúde, pois inclui no sistema as práticas integrativas e complementares de saúde, valorizando os saberes ancestrais como ioga, acupuntura, fitoterapia e outros, tratando as pessoas integradas ao meio ambiente e a sociedade”. 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.