em

Parte do comércio abre nesta sexta-feira em PG

Nesta sexta-feira (10), mesmo sendo feriado nacional – por conta da Sexta-Feira Santa, parte das empresas de Ponta Grossa abrirá suas portas. Poderão funcionar as empresas incluídas no decreto municipal 17.207, publicado na sexta-feira passada (3), que determina a abertura escalonada das lojas em Ponta Grossa. Assim, poderão abrir as portas óticas, relojoarias, joalherias, perfumarias, confecções e calçados, além de mercados, postos de combustíveis e farmácias, que podem funcionar nos sete dias da semana.
A medida foi formalizada nesta quarta-feira (8), por meio de aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho assinado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro, e o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa, João Vendelin Kieltyka e vale apenas para as categorias de estabelecimentos incluídas no rodízio.  O objetivo, explica Loureiro, é oportunizar que os clientes tenham mais tempo para fazer suas compras e beneficiar as empresas, para que possam recuperar, em parte, as vendas perdidas nas últimas semanas. "Como sexta-feira é feriado, as empresas que, segundo o rodízio, abrem neste dia seriam prejudicadas, funcionando apenas um dia na semana – que foi a terça-feira. Por isso, entramos em um acordo para poder permitir que os estabelecimentos funcionem", completa Vendelin. Loureiro ressalta ainda que o funcionamento das empresas devem atender todas as medidas de prevenção determinadas em decreto.

Supermercados 
Segundo os sindicatos, os supermercados não abrirão no domingo de Páscoa (12). Por outro lado, para evitar aglomeração, o funcionamento destes estabelecimentos poderá ser ampliado em duas horas na sexta-feira. Assim, os supermercados, que funcionariam das 8 às 20 horas, poderão ficar abertos até as 22 horas, decisão que cabe aos supermercados. Em PG, o Tozetto confirmou que as unidades da rede funcionarão em horário ampliado. As unidades do Grupo Muffato, incluindo o Max Atacadista, também funcionarão até as 22 horas.  

Movimentação 
A expectativa do Sindilojas é que a movimentação no comércio alcance um equilíbrio maior na próxima semana. "Nesta semana teve muita gente nas ruas porque havia uma demanda reprimida do comércio fechado por dias. Além disso, a reabertura coincidiu com data de pagamento dos salários, então foi grande o número de pessoas nas ruas. A tendência é que na próxima semana o cenário esteja mais calmo", destaca. Loureiro, que também é secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional  ressalta que para a próxima semana as medidas de funcionamento do comércio podem ser flexibilizadas ou se tornarem mais rigorosas, dependendo do avanço dos casos do novo coronavírus em PG nos próximos dias.  
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.