Neste sábado (4), as unidades de saúde vão funcionar em todo o Paraná para a mobilização do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O objetivo é garantir a imunização dos grupos prioritários que devem receber a vacina.
A Secretaria da Saúde do Paraná fez a distribuição das doses e os municípios usarão neste sábado diferentes estratégias para atingir estas pessoas. Fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
“O Paraná está mobilizado na campanha nacional, desde o dia 10 de abril, e neste sábado vamos fazer esta grande ação a favor da saúde imunizando o maior número possível de paranaenses. As 22 regionais de saúde do estado e todos os municípios do Paraná estão envolvidos. Fazemos aqui um chamado para que a população busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose; é um ato de respeito à vida, de carinho familiar e de amor ao próximo”, afirma o secretário da saúde, Beto Preto.
Até agora o Paraná vacinou 1.276.832 pessoas, representando 38,09% do público-alvo. “A expectativa é que o Dia D aumente esta porcentagem com o máximo de pessoas vacinadas”, disse a enfermeira da vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Paraná, Vera Rita da Maia.
Entre os grupos prioritários, registram maior procura pela imunização: os idosos, com 68,44% do público já vacinado; os indígenas, com 66,9%, e as puérperas, com 65%.
“A vacina é segura e promove a imunização contra os vírus mais comuns em circulação no momento”, explicou a enfermeira. “A vacina não desencadeia a gripe, ela é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela gripe”, confirmou Vera Maia.
Recomendações
Além da vacina, a Sesa recomenda higienizar as mãos, principalmente depois de tossir ou espirrar; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas e manter hábitos de alimentação saudável, com ingestão de líquidos.