em

Paraná registra mais três óbitos causados pela dengue

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) confirma mais três mortes causadas pela dengue no boletim epidemiológico divulgado nesta terça (14). Duas mortes foram registradas no município de Loanda (uma mulher de 51 anos e um homem de 65 anos); a outra é de Londrina (um homem de 71 anos). Agora são 13 óbitos por dengue no Paraná. Os 10 casos anteriores aconteceram nos municípios de Londrina (5), Cascavel (3) e Maringá (2).

Na semana passada, médicos da Sesa percorreram as regionais de saúde de Paranavaí, Irati e Telêmaco Borba para capacitação de equipes que atuam na assistência de saúde. Desde o início do ano, o setor de doenças transmitidas por vetores vem orientando médicos e enfermeiros.

A capacitação já foi ministrada nas cidades-sedes de 15 das 22 regionais de saúde e em municípios com grandes índices de infestação, alcançando mais de 2 mil profissionais. “Mas nenhuma ação terá sucesso se não contarmos com a participação da população na eliminação dos focos”, recomenda o secretário da saúde, Beto Preto.

O médico José Carlos Leite, do setor de doenças transmitidas por vetores, afirma que a equipe que percorreu as regionais detectou muitos problemas. “Os criadouros e focos do Aedes aegypti estão nos quintais e terrenos baldios, nos pontos de acúmulo de lixo, nos recipientes com água parada, e ainda estão nos pratinhos dos vasos de plantas, inclusive dentro das residências”, revela.

O mais grave, segundo ele, é que os ovos permanecem vivos por mais de um ano. E assim que recebem um pouco de água, se transformam no mosquito. Por isso é importante que a população faça um esforço concentrado para a eliminação do vetor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.