em

Paraná abre campanha Outubro Rosa destacando ações no Estado

Com o tema ‘Prevenção e Autocuidado: O que eu preciso saber sobre o Câncer de Mama e do Colo do Útero’, o Outubro Rosa no Paraná foi lançado nesta terça-feira (3), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Na solenidade foram destacadas ações voltadas à saúde da mulher no Estado e a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

 

Divulgação

Campanha no Paraná foi lançado nesta terça-feira (3), no Palácio das Araucárias, em Curitiba

 

“Temos uma rede de atendimento com 147 mamógrafos em uso pelo Sistema Único de Saúde do Paraná que atendeu aproximadamente 300 mil mulheres no último ano. Parte deles ainda não é digital, mas nosso investimento na modernização desses aparelhos é constante, principalmente nos hospitais públicos e de referência no Estado”, destaca o secretário de estadual de Saúde, Caputo Neto.

O exame é de fácil acesso e está disponível o ano todo pelo SUS.“O Outubro Rosa dá destaque à causa, mas a prevenção deve ser feita o ano todo, a vida toda. A prevenção ainda é o melhor remédio, pois se descoberto no início as chances de cura do câncer são muito grandes”, diz a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Ela também lembra a importância da prática de atividade física, do cuidado com os hábitos alimentares e com a saúde mental.

Durante o mês de Outubro, diversos municípios do Paraná vão incentivar o cuidado com a saúde da mulher. As atividades devem ser verificadas nas Regionais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde. Em Curitiba, as 110 unidades de saúde da capital tiveram o atendimento organizado e estão com atividades programadas para incentivar as mulheres a buscarem o serviço.

Exame

A mamografia deve ser feita a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

 

Prevenção do câncer de colo de útero também é prioridade

O Outubro Rosa no Estado também aborda a prevenção do câncer do colo do útero. A recomendação é que os exames preventivos sejam realizados em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ocorrer a cada três anos. Em 2016 foram gastos cerca de R$ 6 milhões para efetivação de 681.588 exames preventivos no Paraná e R$ 1,1 milhão na compra de kits de coleta para o exame.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.