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Veja a entrevista: Para vencer a crise empreendedor não deve se isolar, indica especialista

Os empresários devem manter apenas um isolamento social, não pessoal e muito menos empresarial. Essa é uma das dicas dadas por Magno Sipauba, consultor conselheiro da Harvard Business Review com mais de vinte anos de experiência e escritor do segundo livro mais vendido da Amazon.com em 2016, o best seller "Como Vender na Crise e Aumentar Seus Lucros”. O especialista concedeu uma entrevista ao Diário dos Campos nesta quinta-feira (25), na qual deu dicas sobre como manter os negócios em alta mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus e toda as limitações impostas por ela.

“Quando começa a passar por dificuldades o empreendedor começa a se isolar. E quando se isola ele se torna uma presa muito fácil para o mercado porque só pensa de acordo com as informações que têm particularmente, e isso preocupa”, aponta Sipauba.

“Existem muitas possibilidades quando ele decide se inserir em um grupo de pessoas que pensam de maneira abrangente, que aceitam o erro não como crítica, mas como algo que possa melhorá-lo. Esse ambiente se torna fértil, portanto a dica é: não se isole, se você se isolar vai tomar decisões erradas. Faça parte de grupos de pessoas que tenham a mesma visão dentro da comunidade, inevitavelmente você vai ser assistido”, ressalta ele, lembrando que apesar de o isolamento social ser uma necessidade no momento há diversas ferramentas online para promover reuniões digitais.

Crise

Para o consultor, a crise não precisa necessariamente ser um momento trágico, do ponto de vista empresarial. “Muitos líderes entendem que uma crise é um momento de tomar decisões e escolher um novo caminho. Para isso, precisa se pensar em como sair dessas”, afirma Magno Sipauba, destacando a observação dos próprios erros e acertos como uma ferramenta para isso.

“Há quanto tempo estou fazendo o que estou fazendo? Se em seis meses o trabalho não mudou em nada há um grande perigo, pois é preciso ter noção da melhoria necessária. Inovar é dar pequenos passos naquilo que você já tem; somos muito complexos, queremos criar algo do nada, mas apenas pegue o que você tem a faça pequenos ajustes no dia a dia para melhorar”, aconselha ele, que indica uma análise semanal.

“Faça uma análise semanal sobre o que deu certo e o que deu errado; enquanto as pessoas tentam superar a concorrência, deveriam procurar ser melhores que elas mesmas a cada dia”, diz.

 

Opções para melhorar as finanças

Magno também é fundador do banco digital EBW Bank, mas indica que antes de tomar crédito deve-se pensar em como fazê-lo render. “Antes de pedir empréstimo lembre que esse valor vai acabar se você não conseguir multiplicá-lo”, afirma o especialista, destacando que é necessário separar o dinheiro da empresa e o dinheiro do empresário.

“Estabeleça um salário e o que vier acima dele utilize como investimento para a empresa. Outra dica é não se apegar a apenas um produto: com uma parceria de consignado, por exemplo, pode-se gerar um lucro maior”, aconselha ele.

Outra dica dada é investir na qualidade do atendimento. “Se você tem um produto mediano e um atendimento excelente, vai se sair melhor do que quem tem um produto excelente, mas um atendimento mediano”, avalia Magno Sipauba.

“O princípio da precificação afirma que você pode cobrar o preço que quiser, desde que justifique o que está cobrando. Ao gerar valor no seu serviço o produto acaba e tornando secundário”, conclui o consultor.

 

 

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