Menu
em

Palestra orienta sobre o combate ao câncer de mama

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) – Regional Campos Gerais, em apoio à Campanha Outubro Rosa, em parceria com o clube Ponta Lagoa, promoveu ontem uma palestra para conscientizar e incentivar mulheres ao combate ao câncer de mama. As palestras foram ministradas por Tania Mary Gomez, do Instituto Humsol e por Fabiana Tozo, coordenadora do programa Cuide-se Mais, do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Indianara Milléo, diretora do CPCE, e vice-presidente do Ponta Lagoa, comenta que buscou a parceria do conselho junto ao clube para possibilitar o acesso às informações sobre a doença. “Hoje nós não podemos fugir dessa realidade triste de milhares de diagnósticos positivos. Nós temos que enfrentar isso porque é uma batalha que pode ser vencida”, ressalta Indianara.

Com a palestra ‘Chaveiro da Vida’, Tania busca, com humor, falar sobre o câncer de mama. “Eu trabalho com as pessoas tentando resgatar a auto-estima. Eu quero mostrar para elas que, mesmo com os problemas, é preciso dar um sentido novo à vida”, comenta Tania. A palestrante já teve câncer de mama e conta que a motivação é muito importante para passar por essa fase difícil. “Eu procuro apresentar as coisas com humor, usar exemplos da vida pessoal para que as pessoas saibam que eu passei por esses problemas e eu procuro superar cada um”, explica.

Já Fabiana falou sobre prevenção e a importância de manter uma vida saudável. “Normalmente as pessoas pensam que quem tem câncer, tem um diagnóstico fechado e o risco eminente de morte. Nós sabemos que não. Queremos mostrar que é possível prevenir a doença com ações simples, como ter alimentação saudável, praticar uma atividade física, eliminar o cigarro. Cuidar da própria saúde faz a chance de desenvolver um câncer cair em 40%”, orienta Tânia.

Cuide-se

O programa ‘Cuide-se Mais’ trabalha com a prevenção não só durante o mês de outubro, o Sesi realiza programações durante o ano todo dentro do Paraná. “Temos unidades móveis que vão dentro das indústrias para realizar os exames de prevenção. Muitas vezes as pessoas não fazem o exame porque não podem sair das empresas, pelo horário de trabalho. Nós fazemos o diagnóstico e se encontrarmos alguma alteração nós encaminhamos para realizar os tratamentos”, conta Fabiana.

 

Fábio Matavelli
Tania busca esclarecer questões sobre a doença com bom humor

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile