em

Pagamento de dívidas dos consumidores tem o pior resultado desde 2006

O indicador de recuperação de crédito do consumidor apontou queda de 3,0% no acumulado de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Esse resultado de 2014 foi o pior registrado na série histórica, desde dezembro de 2006, na análise do acumulado de cada ano. Em 2013, o pagamento de dívidas dos consumidores já vinha apresentado enfraquecimento, mas ainda fechou com alta de 3,4%.

Na análise mensal, houve queda de 5,9%, descontados os efeitos sazonais. E na análise interanual o recuo foi de 1,9%.

A queda do indicador de recuperação de crédito, anunciada já no fim de 2013 pela Boa Vista SCPC, acabou se confirmando. Os fatores preponderantes para esse desempenho são o aperto no ritmo de crescimento da concessão de crédito e a estabilidade da inadimplência ao longo do ano.

Regiões

Na comparação dos dados acumulados em 2014, foram observadas quedas, com exceção das regiões Centro-Oeste e Sul, que apresentaram altas 3,0% e 2,3%, respectivamente. A queda mais expressiva ocorreu no Sudeste (-5,1%), seguida da região Norte (-3,3%), e do Nordeste (- 3,0%).

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista registrou queda de 4,5% na comparação mensal, puxada preponderantemente pela região Sudeste, que apresentou recuo de 8,7%. Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (5,2%), Sul (3,1%), Nordeste (2,1%), e Centro-Oeste (-5,8%).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.