em

Otimismo do empresariado é o maior em nove anos

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná estão bastante otimistas para esse ano. A pesquisa de opinião elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que 73,2% dos empresários do Estado esperam ter aumento nas vendas neste 1º semestre de 2019. É uma alta de 21 pontos percentuais em comparação à edição anterior da pesquisa, que era de 51,8% e fazia menção ao segundo semestre de 2018.

O indicador não chegava a este patamar desde o 1º semestre de 2011, quando as expectativas favoráveis chegaram a 80%. A mudança tão radical na opinião do empresariado paranaense é reflexo da esperança de melhora da economia em função dos novos governos federal e estadual.

Dentre os três setores representados pela Fecomércio, o comércio varejista possui o maior nível de confiança, com 76,4%. O setor de turismo concentra 74,1% de empresários otimistas e o ramo de serviços possui 67,1% de empresários confiantes.

Os empresários também pretendem contratar mais em 2019. A parcela de empresas que planeja aumentar o número de colaboradores passou de 12,6% no 2º semestre de 2018 para 26,6% neste semestre. Já 63,1% intencionam manter o quadro funcional e apenas 5,9% deverá reduzir sua força de trabalho.

Os investimentos também devem ser ampliados. Conforme o estudo, 39,5% das empresas pretendem investir em seus negócios neste semestre. As principais áreas beneficiadas devem ser reforma e modernização das instalações (22,8%), capacitação da equipe (16,6%) e publicidade (15,8%).

Vendas no comércio devem aumentar no primeiro semestre de 2019 (foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.