Menu
em

“Os trabalhos em PG superaram as expectativas”, aponta Ratinho Junior

Durante quarta-feira e quinta (23 e 24), Ponta Grossa foi sede do Executivo estadual. Assim, durante os dois dias em que PG foi capital do Estado, o governador Ratinho Junior (PSD), o vice-governador Darci Piana (PSD), secretários de Estado e diretores de empresas e autarquias despacharam do Centro de Eventos e do Centro Agropecuário Ayrton Berger, onde foi realizada a Feira Paraná e a 41ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi). A programação incluiu inaugurações, reuniões com prefeitos e lideranças sobre as demandas da região e liberação de importantes recursos. Durante este período, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) também esteve em Ponta Grossa no processo de interiorização, com atendimento dos deputados. 
Acompanhe a avaliação de lideranças sobre o processo de descentralização e os trabalhos realizados em Ponta Grossa nesta semana. 

Ratinho Junior, governador do Paraná

"A avaliação é muito positiva. A receptividade da população foi muito grande. Ponta Grossa vive um momento muito especial de geração de emprego e desenvolvimento que colabora com toda a região dos Campos Gerais. Em conversa entre a Prefeitura e governo estadual, resolvermos resgatar ainda a Feira Paraná, que não acontecia há mais de 20 anos, pela vocação de Ponta Grossa ao agronegócio e realização de grandes feiras. Assim, a Feira Paraná se tornou realidade, superou nossas expectativas e ano que vem deve se tornar uma feira internacional. Além de prestigiar a cidade e visitar a feira, com a descentralização trouxemos a estrutura do governo para que os secretários e diretores  pudessem atender prefeitos e lideranças, conhecendo as demandas regionais". (Fotos:José Aldinan)

 

Marcelo Rangel, prefeito de Ponta Grossa 

"Sem dúvida, Ponta Grossa ganhou muito com a descentralização do governo estadual. Foi uma responsabilidade muito grande assumirmos o título de capital do Estado; este é um marco muito importante para a história da cidade, de responsabilidade que o Governo do Estado tem para a nossa cidade em todos os sentidos: não somente de anúncios que foram feitos, mas na proximidade com secretários, com toda a parte administrativa do governo, na discussão de projetos, e planos para as diversas áreas. Ponta Grossa vive um novo momento, é uma cidade independente, que respira pujança, investimentos de grande porte e tudo isso se consolidou nesta grande feira. No próximo ano certamente teremos uma Feira Paraná internacional porque temos potencial para tal". 

Guto Silva, chefe da Casa Civil

"O principal objetivo da descentralização do governo é estar próximo das pessoas, saber dos problemas de cada região. Ao deslocar o governo para a região ganhamos sinergia com todos os secretários, buscando soluções integradas para cada região, para cada problema. Outro objetivo é que a descentralização permite aumentar a representatividade política: ao aproximarmos o governador e secretários dos prefeitos e entidades, conseguimos dar velocidade ao governo, para que as ações não demorem para chegar à população. 
Em Ponta Grossa, especificamente, a Feira Paraná estava muito bem organizada e projetou a cidade para um outro patamar, consolidando a liderança de Ponta Grossa. Imaginamos que seriam dias muito positivos, mas saímos surpreendidos. Tivemos uma agenda bastante produtiva, com muitas reuniões, trabalho, discussões, inaugurações e liberação de recursos. 
Ponta Grossa foi a quarta cidade que recebeu a descentralização do governo. A próxima será Pato Branco, no Sudoeste, entre os dias 7 e 8 de novembro". 

Hussein Bakri, líder do governo na Alep e representante oficial de Ponta Grossa junto ao Executivo estadual

"Além de ter anunciado várias boas notícias para os Campos Gerais, ao transformar Ponta Grossa na capital do Paraná, o Governo fez com que as demandas ficassem mais próximas de quem pode resolvê-las. Foram realizadas diversas atividades importantes que facilitam e, sobretudo, tornam mais rápido o trabalho do Governo na solução dos problemas da população. Este é mais um bom exemplo do que vem dando resultado, de que o Paraná está no caminho certo. E a Assembleia Legislativa também esteve presente em Ponta Grossa, com um número expressivo de deputados. É preciso que nós, parlamentares, trabalhemos de mãos dadas com o Executivo, na votação de projetos importantes para o estado e na intermediação das demandas dos municípios juntos às secretárias e órgãos do Governo. E foi isso que pudemos fazer nesses dois dias em Ponta Grossa”.

Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística 

"E um momento especial e a confirmação de um ciclo de progresso que a região dos Campos Gerais está vivendo. O governador, ao assinar um decreto transferindo a capital do Estado para Ponta Grossa já fez por si um ato histórico. E ao longo destes dois dias, o governador trabalhou, inaugurou, despacho, atendeu os prefeitos da região e na quinta-feira anunciou recursos em áreas importantes em habitação, infraestrutura , saúde. É a confirmação de que Governo do Paraná é o maior parceiro da região dos Campos Gerais e que Ponta Grossa está de parabéns pelo trabalho desenvolvido para que tudo isso fosse possível. A Feira Paraná é a consolidação de um momento fantástico de desenvolvimento que a cidade vive. Nós,do Governo do Estado estamos orgulhosos de sermos recebidos em Ponta Grossa". 

José Sloboda, prefeito de Jaguariaíva 

"Para nós foi muito importante Ponta Grossa ter sido capital do Paraná porque aproxima o Governo do Estado dos municípios do interior e ficou mais fácil trazermos nossa equipe técnica para tirar as dúvidas e apresentar as demandas do nosso município. Nós estivemos no Centro de Eventos na quarta-feira conversando com os secretários de Saúde, Infraestrutura e Logística, Cohapar, culminando com a liberação de recursos para as cidades, na quinta-feira. Para nós é fundamental esta integração com o governo, no objetivo maior que é atender a população". 

Osmar Blum, prefeito de Carambeí 

"Nos reunimos com o presidente da Cohapar, secretários de diversas secretarias e também tivemos indicação de emendas da deputadas estadual Mabel Canto para aquisição de ambulância e construção de uma arena de ecolutas. A descentralização foi uma iniciativa muito boa, porque toda a estrutura do governo estadual estava aqui, isso mostra a boa vontade do governador em dialogar, em encontrar soluções e atender as demandas dos prefeitos dos Campos Gerais. Os recursos estão vindo, as empresas estão se instalando, o que o excelente trabalho que o governo está fazendo".

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile