em

“Os Campos Gerais têm sido uma alavanca para o desenvolvimento do Estado”, aponta Guto Silva 

Para o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, Ponta Grossa e os demais municípios dos Campos Gerais têm desempenhado papel importante no desenvolvimento do Paraná. Guto, que foi reeleito em 2018 a deputado estadual pelo PSD, está licenciado do cargo para coordenar as ações da Casa Civil, pasta de assessoramento e apoio direto ao governador Ratinho Junior (PSD). 
Em entrevista ao Diário dos Campos, o secretário destaca as principais ações realizadas pelo governo em 2019, e ressalta as ações planejadas para 2020 na região. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura – sob coordenação do secretário estadual Sandro Alex – serão o destaque para a região, e devem torná-la ainda mais competitiva. Confira a entrevista.

Trabalho realizado em 2019
“Neste primeiro ano de governo investimos em ações de planejamento e diagnóstico do estado, além de fazer o levantamento em todas as contas do Estado. A orientação do governador Ratinho Junior foi de reduzir o tamanho do Estado, enxugar a máquina pública e reduzir secretarias – diminuímos de 28 para 15 secretarias. Assim, neste primeiro ano concentramos muitos esforços no planejamento, ou seja, nos alicerces do que será o governo Ratinho Junior”. 

Ações para 2020
“No próximo ano temos questões importantes para todo o Estado e, naturalmente, os Campos Gerais serão beneficiados com um grande pacote de infraestrutura, incluindo obras fruto do acordo de leniência fechado entre Ministério Público Federal e concessionárias de pedágio, mas também teremos muitas obras fruto do Banco de Projetos lançado pelo governo. Temos muitas obras que beneficiarão a região que foram inseridas no Banco de Projetos e em 2020 terão os projetos licitados para que depois possamos fazer os investimentos em infraestrutura”.

Campos Gerais 
“Programamos para 2020 avanços importantes para a região dos Campos Gerais na área de infraestrutura. Além disso, no que se refere à gestão dos parques – com a concessão à iniciativa privada – a primeira modulagem é o Parque Estadual de Vila Velha; estamos muito otimistas de que o turismo da região se desenvolverá muito com a concessão do parque. Depois criaremos os roteiros vinculados à Vila Velha, e com isso toda a região será beneficiada.
Acreditamos que o Parque vai puxar ainda mais o desenvolvimento do setor de turismo da região. E, pela facilidade de acesso com grandes centros, como São Paulo e Curitiba, o parque tem tudo para ser um sucesso. Agora precisamos ter inteligência para formatar bem os produtos turísticos para gerar muito emprego e renda na região”. 

Investimentos privados 
“Em 2019 importantes anúncios de investimentos privados foram feitos no estado, sendo que alguns beneficiaram diretamente a região dos Campos Gerais, como a ampliação da unidade da Klabin, em Ortigueira; o Madero, em Ponta Grossa. Há um bom ambiente para negócios na região, que tem uma localização geográfica privilegiada. Acredito que os investimentos privados que acontecem nos Campos Gerais são alavancados em especial pela mão de obra com qualidade que a região vem formando. 
Outro diferencial foi a implantação de voos entre Ponta Grossa a Campinas, e a partir de janeiro, entre Ponta Grossa e Congonhas, que aproximaram a região dos investidores. Além disso, os investimentos na ordem de R$ 35 milhões previstos para a ampliação da pista e melhorias na estrutura do aeroporto de Ponta Grossa devem contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região”. 

Infraestrutura será o foco 
“Se tivermos condições de ampliar os investimentos em infraestrutura na região, levaremos competitividade aos produtos que serão escoados. Com isso, teremos um novo ciclo de desenvolvimento puxado pela infraestrutura que vai posicionar a região cenário nacional. 
Ponta grossa e os Campos Gerais têm sido uma alavanca importante para o desenvolvimento do Paraná, puxando a nossa produção industrial e aumentando o PIB [Produto Interno Bruto] do Estado. Eu acredito que agora, consolidada esta primeira fase, teremos um novo momento, que será alavancado pela infraestrutura regional que dará mais competitividade ao produtos e, assim, este ciclo de atração de investimentos para a região permanecerá bastante consistente”. 

Destaques no primeiro ano de governo 
Em recente entrevista publicada pelo Diário dos Campos, o governador Ratinho Junior afirmou que as ações em infraestrutura, os novos programas sociais e de enxugamento na máquina pública, além de inovações na educação, a regionalização da saúde, investimentos nos municípios e geração de empregos foram destaques no primeiro ano de administração do Estado.
Segundo o governo, o Estado fecha 2019 com ótimos indicadores: o PIB cresceu o dobro do país, a produção industrial é a maior do Brasil; mais de 74 mil empregos foram gerados e R$ 23 bilhões já foram anunciados em investimentos privados. 
No que se refere à gestão, o governador ressaltou o uso de inteligência artificial para aprimorar a prestação de serviços, a realização de licitações ao vivo pela internet, e a criação de um programa compliance, que assegura mais transparência e previne contra desvio de conduta na administração.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.