Menu
em

Operário Ferroviário ocupa o 50º lugar no Ranking da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF de 2020, que é um dos critérios de preenchimento das vagas para a Copa do Brasil.

Como funciona o RNC

As posições são determinadas a partir de cálculos sobre o desempenho dos times em competições realizadas durante os últimos cinco anos. No ranking mais recente, foram classificados 227 clubes brasileiros.

Anos anteriores
No RNC, o Operário subiu 55 posições em cinco anos. Em 2017, o time estava na 105ª posição, passou para o 79º lugar em 2018 e posteriormente foi à 58ª posição em 2019. No ranking de 2020, o Fantasma está na 50ª colocação.

Classificação do Operário para a Copa do Brasil
Por determinação da CBF, as federações classificadas entre o sexto e o décimo lugar no ranking nacional têm três vagas para a Copa do Brasil, que pertencem ao primeiro, segundo e terceiro lugar do Campeonato Paranaense 2019. O Athletico, atual campeão paranaense, também venceu a Copa Sul-Americana, o que garante a vaga para a competição nacional. Com isso, as três vagas do Paraná foram preenchidas a partir do segundo colocado no Paranaense 2019. Esta classificação permitiu a participação do Toledo, Coritiba e Londrina na Copa do Brasil 2020.

Entretanto, na última atualização do Ranking de Federações da CBF, divulgado na terça-feira (10), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) – que era a sexta colocada no ranking em 2019 – superou a Federação Catarinense de Futebol (FCF) neste ano, colocando o Paraná em quinto lugar. Pelo critério de preenchimento de vagas para a Copa do Brasil, as federações classificadas de terceira a quinta posição têm direito a uma quarta vaga, que foi ocupada pelo Operário no Paraná, o quinto colocado do Campeonato Paranaense 2019.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile