Menu
em

Oficinas mecânicas de pequeno porte crescem mesmo na crise

Micro e pequenos empresários brasileiros mantinham 350 mil serviços automotivos em 2017, segundo dados mais recentes do Sebrae. O número era 11,5% maior do que o registrado em 2016 e a previsão é de que cresça ainda mais em 2018. A evolução aponta para uma carência desse segmento: a de investimento em gestão empresarial.

Boa parte das oficinas do país é administrada por familiares. O controle financeiro e de estoque, a emissão de notas fiscais e o cadastro de peças são algumas das atividades burocráticas que acabam sendo deixadas de lado. Para Reginaldo Stocco, CEO da startup VHSYS, que fornece sistemas online de gerenciamento para empresas de pequeno porte, para que uma oficina cresça e dê lucro é fundamental fazer a elaboração de um bom plano financeiro, organizar o estoque e a gestão dos serviços, além de manter um bom relacionamento com os clientes. "Essas tarefas podem ser feitas de maneira prática por meio de uma ferramenta de gestão online. Sem isso, o gestor acaba se perdendo e perdendo dinheiro", explica Stocco.

A tecnologia é aliada dos pequenos negócios porque garante ferramentas simples e de baixo custo. “A informatização não é mais uma opção, é quase uma obrigação para se manter relevante e conquistar a preferência dos clientes. Reclamações sobre atraso na manutenção, falta de peças e problemas financeiros não têm mais espaço em um mercado tão competitivo", diz Stocco.

O investimento em ferramentas de gestão também prepara a cadeia automotiva para a retomada do crescimento no setor. Em plena crise, a frota brasileira de veículos avançou 1,2% em 2017, passando a 43,4 milhões de unidades circulantes em todo o país, segundo o Sindipeças. O resultado confirma a retomada das vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no ano passado, depois de quatro anos consecutivos de queda.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile