em

Obra de infraestrutura beneficia oito mil moradores de Castro

Cerca de oito mil pessoas serão beneficiadas pela obra de pavimentação da Estrada do Socavão, principal distrito de Castro, nos Campos Gerais. Nesta sexta-feira (29), o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no município e assinou a ordem de serviço para pavimentar um trecho de nove quilômetros da estrada que liga o distrito de Socavão até a região do Pinheirão, em direção à PR-090. O investimento é de R$ 12,2 milhões, sendo R$ 11,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, e o restante de contrapartida da prefeitura.

Com grande fluxo de caminhões, que atendem indústrias mineradoras e a produção leiteira e agrícola da região, a Estrada do Socavão tem muita poeira e buracos, o que coloca em risco a vida dos que trafegam por ela. "O distrito é maior que muitos municípios do Paraná. Moram aqui milhares de pessoas, é um grande produtor de leite e de grãos e não tinha infraestrutura para atender a população", disse o governador.

No evento, que aconteceu na Colégio Estadual do Campo Fabiana Pimentel, com a presença de estudantes e moradores da região, Ratinho Junior afirmou que o esforço do governo para enxugar a máquina pública e reduzir gastos tem como objetivo garantir recursos para obras como essa.

“A estratégia é gerar economia para investir naquilo que é necessário para as pessoas, para a qualidade de vida do cidadão. “Esta obra, que era esperada há décadas e começa a ser realizada a partir da semana que vem”, afirmou o governador.

Serviços

Além da pavimentação, a obra contempla serviços de sinalização, terraplenagem e drenagem. Pelo convênio firmado com a Secretaria da Infraestrutura e Logística, coube ao município a licitação e fiscalização da execução da obra.

Será asfaltado o trecho inicial da estrada municipal, que totaliza 26 quilômetros de extensão. “Infraestrutura é prioridade do governo, com obras em todo o Estado. Vamos trabalhar e buscar os recursos necessários para que ela seja concluída em toda a sua extensão”, afirmou o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Reivindicação antiga

O asfaltamento do trecho é uma antiga reivindicação da comunidade local, para melhorar as condições de escoamento da produção agrícola e mineral. “Esta obra de infraestrutura vai trazer tranquilidade e conforto aos motoristas, moradores e produtores rurais”, afirmou o prefeito de Castro, Moacyr Fadel, destacando que a obra deve ficar pronta no ano que vem.

Além disso, afirmou Fadel, as escolas estadual e municipal do distrito atendem crianças que moram a até 40 quilômetros de Socavão. "É perigoso para os alunos. O povo sabe do perigo e só por isso não tem acidente. Agora vai ficar excelente pelo tempo economizado e pela saúde. Com a poeira todos têm problemas respiratórios”, contou a professora Rosalva Aparecida Simão.

Segunda etapa

Esta é a segunda etapa do asfalto. A primeira foi concluída em 2009, com a pavimentação de 8,5 quilômetros entre Castrolanda e o Cruzo e mais quatro quilômetros na Estrada do Cerne, no sentido do distrito do Abapã. Esta obra recebeu recursos do Governo do Estado e foi executada pelo Exército Brasileiro.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; a deputada federal Aline Sleutjes; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Mabel Canto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.