em

O desafio de terminar uma ultramaratona

Dupla de ciclistas de Ponta Grossa conseguiu completar o Brasil Ride, ultramaratona de mountain bike na Chapada Diamantina

Alexandre Cappi/Divulgação
Brasil Ride reuniu competidores ciclistas de 19 países em um percurso de mais de 600 quilômetros

 

Os ciclistas ponta-grossenses Cristiano Bernardo e Angelo Hayashi cumpriram seus objetivos na Brasil Ride 2011. A dupla conseguiu terminar a ultramaratona internacional de mountain bike que aconteceu na Chapada Diamantina, na Bahia, que se encerrou na semana passada.

A Brasil Ride 2011 aconteceu entre os dias 23 e 29 de outubro 2011, com a presença de competidores de 19 países, separados em equipes (duplas) em quatro categorias: Open (masculino), Feminino, Misto e Máster (atletas acima de 40 anos). A prova foi disputada em sete etapas, somando mais de 600 quilômetros de percurso e 11 mil metros acumulados de subidas.

“Foi muito difícil. Pesado mesmo. Bem diferente do que imaginávamos. Só quem está lá para saber a dificuldade que é, com calor, superação, tem que ter muita garra para terminar a prova. Isso é de grande valia, colocamos um objetivo e cumprimos, em vários momentos pensamos em desistir, a vontade de querer terminar a prova falou mais alto”, relata Cristiano, que com Angelo terminou a maratona em 24º na categoria open.

A prova da Chapada Diamantina ofereceu infraestrutura inédita na América Latina, voltada para todo tipo de ciclista desde o entusiasta ao profissional. “O componente humano, o carisma do público e competidores e o cuidado com que a organização tem com os atletas é o grande diferencial da Brasil Ride, esse tipo de postura você não encontra em nenhum outro lugar no mundo,” comenta Andrea Marcelini, comissão da UCI, que participou como competidora da prova, conquistando a segunda colocação na categoria feminina. 

Na categoria mista, Ivonne Kraft e Mateus Ferraz (Brasil Soul/RC Bikes) conquistaram não deram chances aos adversários, venceram seis etapas e asseguraram o título da Brasil Ride 2011. No feminino, Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo (Ladies Brasil Soul / RC Bikes) também mantiveram o domínio na prova e conquistaram o título invictas. A nova categoria Brasil foi vencida por Josemberg “Montoya” Pinho e Raphael Mesquita Mendes (JC Bikes) que terminaram a sétima etapa novamente entre os melhores do mundo e confirmaram o título inédito.

Outro bicampeão da Brasil Ride foi o brasiliense Abraão Azevedo (Master Brasil Soul / RC Bikes), que confirmou o título em 2011, ao lado de Paulo Freitas, na categoria máster, com o tempo total de 27 horas, 26 minutos e 55 segundos.

2012

Mal terminaram a edição deste ano, Cristiano e Angelo já pensam na Brasil Ride do ano que vem. A dupla quer fazer a inscrição para edição do ano que vem, e o projeto é disputar pelo menos dois ano na categoria Open para em seguida ‘migrar’ para a máster.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.