em

Novo lote de restituição do imposto de renda tem consulta liberada

Foto: Arquivo DC

A Receita Federal vai depositar na próxima semana o quarto lote do ano de restituição do imposto de renda. A consulta foi liberada hoje (24) pelo site do órgão.

Pela Delegacia localizada em Ponta Grossa, que tem sob a sua jurisdição 64 municípios da região, este lote contempla também declarações dos exercícios 2013 a 2020 e vai restituir 28.731 contribuintes. Ao todo, serão liberados R$ 27.128.187,17.

A maioria, 26.750 contribuintes, receberá a restituição do ano de 2021, que perfaz a quantia de R$ 25.944.116,79. 

Para todos os declarantes a Receita Federal recomenda a utilização, no site www.gov.br/receitafederal, da opção “Onde encontro?/Extrato da DIRPF” para verificação do status de processamento da declaração e eventual retificação de dados inconsistentes. A regularização deve ser feita para evitar ser incluído na malha fina.

Como resgatar

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Leia também: Receita Federal ‘fecha o cerco’ para quem opera na Bolsa de Valores

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.