em

Novo lote de restituição do imposto de renda tem consulta aberta

Foto: Ilustração

A Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa, que abrange 64 municípios da região, informa que a consulta ao novo lote de restituição multiexercício 2021 do imposto de renda da pessoa física (IRPF), que contempla declarações dos exercícios 2014 a 2021, foi liberada nesta sexta-feira (22), às 10 horas. 

Ao todo, 2.394 contribuintes da região receberão restituição neste lote, cujo depósito em conta-corrente será efetuado no dia 29 – próxima sexta-feira. O valor global restituído na região é de R$ 1.941.883,64. A maioria, 1.414 contribuintes, receberá a restituição do ano de 2021, que perfaz a quantia de R$ 1.325.139,63. 

Para os declarantes que esperavam ser contemplados neste lote, e não o foram, recomenda-se a utilização, no site da Receita Federal, da opção “Serviços/Restituições e Compensações/Consultar restituição/Consultar restituição de imposto de renda (DIRPF)”, para verificação e eventual retificação de dados inconsistentes. 

Malha fina do imposto de renda

Conforme destaca a delegacia regional, todas as declarações do exercício 2021 em que os contribuintes apuraram imposto a restituir, e que não apresentaram pendências, tiveram a restituição creditada entre os meses de maio e setembro.

O total de contribuintes de Ponta Grossa e região que estão na malha fina neste ano mais do que dobrou em relação ao ano passado: são 4.075, ante 1.852 em 2020.

Isso representa 1,7% do total de declarações do imposto de renda da pessoa física (IRPF) entregues neste ano e, segundo o Fisco, o principal motivo local das retenções na malha fina são  a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (49%), deduções da base de cálculo (23%) e divergências entre o que consta em declaração das empresas e o que foi declarado pelo contribuinte (19%). 

Dos 4.075 contribuintes de Ponta Grossa e região que caíram na malha fina, 3.211 têm imposto a restituir, 774 a pagar e 90 contam com saldo zero.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.