Menu
em

Nova regra do CPF afetará Imposto de Renda

 

Às vésperas do início do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) uma nova regra no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pegou os contribuintes de surpresa. Os dependentes com 16 anos ou mais deverão ser inscritos no cadastro para fins de dedução no IR, segundo a instrução normativa da Receita Federal do Brasil publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 19.

Como o envio da declaração se estenderá de 2 de março a 30 de abril, o delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, acredita que a mudança não prejudicará os contribuintes, que precisarão apenas de mais atenção. “A regra é do CPF, mas afeta o imposto de renda, então o que deve ser feito é os jovens solicitarem o cadastro”, explica. A solicitação pode ser feita nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios. A confecção do documento é rápida, de um dia para o outro, e o custo é de R$ 5,50. Também é possível pedir pela internet, na página da Receita.

O delegado lembra que no passado houve a exigência do CPF para pessoas acima de 18 anos e com isto mais de um milhão de dependentes ‘sumiram’ das declarações do IR. “Com esta nova regra mais uma leva de dependentes pode desaparecer e isto porque diversos declarados possuem alguma remuneração, então pode ser mais vantajoso deixar esta condição. Só será vantajoso caso o contribuinte pague o plano de saúde, a escola e no total as despesas sejam superiores a remuneração do dependente”, observa.

Outra mudança envolvendo o IR diz respeito ao preenchimento da declaração no próprio site da Receita, sem a necessidade de baixar o programa gerador, no entanto, isto só será possível para quem possui a certificação digital. “Mesmo quem tem a certificação precisa avaliar, pois de acordo com a complexidade da declaração não será vantajoso”, alerta o delegado.

Confira mais na edição impressa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile