em

Nova pesquisa aponta índice de aprovação do presidente Lula

Foto:

Um nova pesquisa de opinião, divulgada nesta terça-feira (23), aponta o índice de aprovação da administração do presidente Lula. O estudo, feito pelo instituto Paraná Pesquisas, entrevistou eleitores de todo o país nos últimos dias (saiba mais abaixo).

O resultado aponta que mais da metade (54,1%) da população brasileira aprova o governo Lula, enquanto que pouco menos de 40% desaprovam. 6,5% alegaram não saber ou não opinaram.

A avaliação é um pouco maior entre o público feminino (56,4%) do que entre o masculino (51,5%), e, por faixa etária, os maiores índices positivos são entre os eleitores mais jovens (de 16 a 24 anos – 59,8% de aprovação) e entre os mais velhos (60 anos ou mais – 58,5% de aprovação).

Considerando as regiões do país, a que mais aprova o Governo Lula é a do Nordeste (67,4%), enquanto que o Sul é a única região que mais desaprova a administração do petista (51,2% de desaprovação x 42% de aprovação).

Avaliação

Em relação à avaliação da atual gestão federal, 15,8% acham ele ótimo, 23,9% acham bom, 24,9% acham regular, 7% acham ruim, 25,7% acham péssimo e 2,7% não sabem ou não opinaram.

Questionados sobre se depois que o presidente Lula voltou a governar o Brasil, como está a situação financeira da sua família, 26,8% dos entrevistados afirmaram estar melhor, 45,4% disseram estar igual e 25,8% disseram estar pior.

Metodologia

De acordo com o instituto, “o universo desta pesquisa abrange o eleitorado do território nacional brasileiro”. 2.023 eleitores com 16 anos ou mais foram entrevistados em 26 estados e Distrito Federal, em 164 municípios, entre os dias 16 e 21 de maio de 2023.

“Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais”, explica o Paraná Pesquisas.

Pesquisa na íntegra

Confira, abaixo, o arquivo da pesquisa sobre o índice de aprovação do Governo Lula na íntegra:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.