Menu
em

No Paraná, veranistas cadeirantes também podem tomar banho de mar

Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho de mar no litoral paranaense, graças ao projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela Sanepar e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com mobilidade reduzida entrem com segurança na água do mar.

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

Recém-formado em serviço social no campus do Litoral da Universidade Federal do Paraná, Raul Campos de Lima Júnior é um dos atendentes do projeto durante a Operação Verão, que termina em 10 de março. Para ele, é muito gratificante atender pessoas com dificuldade de locomoção. “Embora seja serviço temporário, é uma oportunidade para conciliar o atendimento com a minha formação profissional. Estou ouvindo relatos incríveis de pessoas que ficam muito agradecidas por poder entrar no mar. Algumas entram pela primeira vez, outras estão há muitos anos sem ir ao mar”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile