em

No Paraná, perfil do candidato diverge do eleitor, mostra TSE

Homem, branco, casado, com ensino superior completo e idade entre 45 a 54 anos. Este é o perfil que compõe a maioria dos 1.266 candidatos paranaenses que disputam as eleições neste ano. Estes candidatos deverão pedir votos para uma maioria mulher, solteira, com idade menor e com ensino médio completo. Este é, por sua vez, a característica predominante dos quase oito milhões de eleitores paranaenses, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
De acordo com os números consolidados pelo órgão máximo da justiça eleitoral, a maior parte dos candidatos paranaenses que disputam os cargos de governador e vice; senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual é do sexo masculino, contrastando com o índice do eleitorado paranaense, segundo o TSE. Enquanto 69,4% dos candidatos são homens, o eleitorado paranaense é composto por 52,4% de mulheres. 
Além disso, a maior faixa etária dos eleitores paranaenses está entre os 30 a 39 anos (20,52%), contrastando com o cenário de disputa eleitoral, em que os candidatos estão na faixa de 45 a 54 anos (32,22%). 
Escolaridade e estado civil
Pelos números do TSE, 59,7% dos candidatos paranaenses são casados e 85,62% deles se declararam da cor branca. Já entre os eleitores paranaenses, 46,2% deles são solteiros. O TSE não dispões dados referentes à cor/raça dos eleitores do estado.
Quanto à escolaridade, a maioria dos concorrentes a uma vaga nas eleições deste ano tem ensino superior completo (57,5%) e entre as ocupações mais frequentes está a de empresário. Já entre o eleitorado paranaense, 25,74% possui ensino médio completo, seguido por eleitores com ensino fundamental incompleto, que chegam a 25,16% do total de eleitores do Paraná. 

Ponta Grossa 
O perfil do eleitorado de Ponta Grossa é semelhante ao paranaense. Assim como  se percebe em todo o estado, em PG, a maioria dos eleitores são mulheres (53%). O maior percentual do eleitorado ponta-grossense também é composto por eleitores solteiros (46,5%) e por pessoas que concluíram o ensino médio (30,08%). A única diferença do perfil do eleitor ponta-grossense em relação ao eleitorado paranaense, é que em Ponta Grossa, ao contrário do que se vê na maioria do estado – em que o eleitores estão numa faixa etária mais jovem – a maioria dos eleitores tem entre 45 a 59 anos (24,89%).
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.