em

‘No escuro’, indústria entra em 2015 com aumento de energia

 

ArquivoDC

Estudo aponta que custo da energia elétrica para a indústria brasileira poderá chegar a R$ 459,20 por mW/h

Segundo analistas da área econômica, 2015 promete ser um ano difícil por conta do cenário composto no ano anterior: inflação alta, baixa produtividade e retração de mercado. Por causa desses fatores, não há como prever como será o novo ano para a indústria. “Não podemos fazer nenhuma análise prévia. Temos que esperar começar o ano, que ainda é uma incógnita”, afirma o coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Álvaro Scheffer.

Segundo ele, devido a várias medidas tomadas pelo governo federal, ainda na gestão que findou em 2014, os industriais não estão mais conseguindo trabalhar com previsibilidade e planejamento. “Quando o Plano Real foi implantado, 20 anos atrás, passamos a conseguir planejar, enxergar o investimento a médio e longo prazo, mas isso agora desapareceu. Lamentavelmente, estamos trabalhando no ‘escuro’”, diz.

A única certeza que se tem, até agora, é de aumento no custo da produção por causa da elevação no preço da energia elétrica, que começa a vigorar neste mês em praticamente todo o país. A energia é um dos itens que mais pesa no custo das indústrias.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.