em

No Agroleite, governadora destaca importância econômica e social do setor

A governadora Cida Borghetti participou neste sábado (18) do Agroleite 2018, um dos maiores eventos do setor no Brasil, realizado pela Cooperativa Castrolanda, em Castro, nos Campos Gerais. Produtores e mais de 200 empresas dos ramos de nutrição, medicamentos, genética, máquinas, ordenhadeiras e sementes participaram do evento.

“O Agroleite é uma grande vitrine de bons negócios, com foco no investimento em tecnologia avançada e na modernidade dessa importante cadeia produtiva, que contribui com a economia do Estado e tem impacto social, com empregos e renda no campo”, afirmou a governadora. Ela lembrou que o Paraná é o segundo maior produtor nacional e que busca alcançar a primeira posição.A atividade leiteira envolve 150 mil produtores no Estado e a produção é 4,7 bilhões de litros de leite ao ano.

“Castro se consolida no cenário nacional como o número um na produção de leite”, disse a governadora. A produção do município é de 255 milhões de litros por ano. Outros municípios paranaenses que se destacam na produção do leite são Carambeí, com 150 milhões de litros ao ano, e Arapoti, com 69,5 milhões de litros.

O Governo do Estado, afirmou Cida Borghetti, apoia e incentiva o setor leiteiro, com capacitação de técnicos e produtores e estímulo à inovação na cadeia. “A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento oferece apoio à cadeia produtiva do Estado, através do Instituto Agronômico do Paraná, o Instituto Emater e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. Um foco importante do trabalho é a inovação" disse Cida. A governadora destacou, ainda, que a produção de leite atende programas sociais, como o Leite das Crianças, e a merenda escolar.

Qualidade

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, falou sobre o trabalho desenvolvido com os produtores do Estado. “O Paraná vem se destacando principalmente pela qualidade do leite. A Adapar é a entidade que leva a sanidade ao rebanho. A Emater leva extensão, capacitação e a tecnologia que o Iapar, como instituição de pesquisa, oferece”, disse.

Conhecimento

O Agroleite começou terça-feira (14) e foi encerrado neste sábado. A expectativa, segundo os organizadores do evento, é superar o público alcançado no ano passado, de 62 mil visitantes.

O objetivo é levar conhecimento aos produtores, por meio de palestras e fóruns técnicos, troca de informações com empresas e expositores do setor. “A feira é uma vitrine e também busca promover uma comunicação entre os elos da cadeia do leite, para que os produtores aprendam ainda mais e aumentem o conhecimento, resultando em negócios" afirmou o presidente da Castrolanda, Frans Borg.

A posição como principal feira do setor no Brasil tm atraído expositores internacionais. Nesta edição participaram expositores dos Estados Unidos, Nova Zelândia e Espanha. O evento também recebeu visitantes da França, Argentina, Paraguai, Holanda e Japão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.