em

Natação ponta-grossense brilha e Verônica Balsano se destaca

O último final de semana foi de muito brilhantismo para a natação de Ponta Grossa, com várias conquistas e resultados expressivos. No sábado e domingo, foi realizado no parque aquático do Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba, o I Torneio Regional Sul de Natação Mirim e Petiz, para crianças de 9 a 12 anos. O evento, preparatório para o Campeonato Sul Brasileiro, reuniu 180 atletas de 5 clubes, sendo 4 da capital e a Ativa Esporte Total, de nossa cidade, que inscreveu 16 atletas, sendo que três deles (8 anos cada um) fizeram a sua estréia como “atletas federados”. E foi brilhante a participação de todos, com a conquista de 45 medalhas, sendo 13 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze. Na avaliação da Professora Walquiria Mryczka os resultados foram muito animadores e projetam uma bela temporada para estas duas classes, que são as dos atletas mais novos. Começa agora a preparação para o Campeonato Sul Brasileiro, que será realizado de 5 a 7 de maio, em Porto Alegre (RS).

 

Recorde Sul Americano

De 06 a 09 deste mês foi realizado no Complexo Aquático UNISUL, em Palhoça (SC), o 59º Campeonato Brasileiro Masters de Natação, com a presença dos principais nadadores masters do país, representando mais de 50 clubes. A Ativa Esporte Total esteve presente, representada pela nossa super campeã Verônica Balsano, inscrita para nadar seis provas.

Nadando na categoria 30+, foi simplesmente arrasadora a performance da atleta. Nadou as 6 provas, foi medalha de ouro em todas e simplesmente bateu o recorde Sul Americano em todas elas. Melhor índice técnico da competição e ganhou todos os prêmios possíveis.

Estabeleceu os melhores tempos de sua carreira:

Prova 100 metros livre 1′ 00″ 23

Prova 200 metros livre 2′ 07″ 44

Prova 100 metros borboleta 1′ 05″ 03

Prova 200 metros costas 2′ 30″ 49

Prova 200 metros medley 2′ 24″ 23

Prova 400 metros medley 5′ 10″ 34

Verônica treina sob a orientação do técnico Alexandre Pina, que infelizmente não pode viajar junto com a sua atleta pela falta de recursos e de patrocínio. Aliás, a atleta mais laureada do esporte de nossa cidade não recebe nenhum auxílio, nenhuma bolsa, não tem patrocinadores e paga para nadar. Nem mesmo o auxílio do Programa Prata da Casa, que recebeu em anos anteriores, ela está recebendo. As despesas de uma atleta deste nível são imensas, com suplementos alimentares, equipamentos (um traje para natação custa em torno de R$ 2.500,00), alimentação especial, viagens, taxas federativas, etc.

Mas esta situação não desanima esta espetacular atleta, que chega aos 30 anos no auge da sua forma, servindo de exemplo para os mais novos. Quem sabe surge alguém que possa ter um olhar sobre os resultados obtidos e que possa oferecer algum tipo de auxílio, o que seria muito bem vindo.

 

Divulgação
Verônica Balsano ganhou todos os prêmio possíveis, em Palhoça (SC).

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.