Menu
em

Natação ganha ouro e prata no Pan

 Wander Roberto / Inovafoto / COB
Cesar Cielo faturou a medalha de ouro nos 50m, no Pan de Guadalajara; Bruno Fratus foi o segundo

 

Cesar Cielo confirmou o favoritismo e garantiu a medalha de ouro nos 50m livre dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, nesta quinta-feira, dia 20, no Centro Aquático. Ele completou a prova em 21s58 e estabeleceu o novo recorde pan-americano – o anterior também pertencia a ele desde o Rio 2007, 21s84. Bruno Fratus marcou mais uma dobradinha para o Brasil na competição, ao completar a prova em 22s05. O cubano Hanser Garcia ficou com a medalha de bronze, com 22s15.

Foi a quinta vitória consecutiva do Brasil nos 50m livre dos Jogos Pan-americanos. Fernando Scherer manteve a hegemonia da prova mais rápida da natação em Mar del Plata 1995, Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, enquanto Cielo já havia vencido no Rio 2007. 

Na disputa desta quinta-feira, Cielo acreditou que poderia garantir melhor tempo, mas ficou feliz com o resultado. “Foi bom. Tentei fazer a prova inteira sem respirar, mas não deu. No final, a altitude pesou”, comentou. Sobre os 50m livre, o nadador não admite tratar-se da prova que mais gosta. Mas reconhece ser a mais desafiadora. “É a que mais me deixa nervoso e a que espero mais. Até porque não pode haver erros”, completou, reconhecendo que ainda tem muito a melhorar na prova, tanto na saída quando no final.

Cielo destacou também a dobradinha do Brasil na prova. Ele entende que o resultado comprova a evolução da natação brasileira nas provas de velocidade. “Depois do Gustavo (Borges) e do Fernando (Scherer), agora sou eu e o Bruno fazendo a dobradinha”, disse Cielo.

Bruno Fratus contou que precisou pegar uma bermuda emprestada com Cielo, pois a sua rasgou. Na piscina, procurou dar o máximo em busca da medalha. Conseguiu a prata, embora não tenha ficado satisfeito com o tempo. “Queria nadar para 21 segundos. Mas foi divertido. A expectativa era essa mesmo: o César em primeiro e eu em segundo. Consegui fechar com chave de ouro um ano cansativo. Foi positivo para o meu primeiro Pan. Ganhar uma medalha de ouro (no 4x100m livre) e uma prata é excelente”, finalizou.  

Nos 100m borboleta masculino, os dois brasileiros não conseguiram lugar no pódio. Gabriel Mangabeira ficou em sexto, com 53s24, enquanto Kaio Marcio terminou em oitavo, com 53s62. O venezuelano Albert Subirats ganhou a medalha de ouro, com 52s37; enquanto os norte-americanos Eugene Godsoe e Christopher Brady, garantiram, respectivamente a prata (52s67) e o bronze (52s95). 

Já nos 200m costas, Fernanda Alvarenga terminou na oitava colocação, com 2m22s77. A norte-americana Elizabeth Pelton levou a medalha de ouro, com 2m08s99 (recorde pan-americano); sua compatriota Bonnie Brandon garantiu a prata, com 2m12s57; e a mexicana Fernanda Gonzalez conquistou o bronze, com 2m13s56. 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile