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Na reta final da campanha, eleitores definem voto 

A poucos dias do primeiro turno das eleições gerais, o cenário político começa a ganhar mais forma e, se há cerca de um mês o índice de eleitores indecisos e que pretendiam votar nulo era alto, o que se percebe, no que se refere à eleição para presidente da República, é que este percentual baixou drasticamente, segundo pesquisas divulgadas por diferentes institutos.

Conforme o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes Oliveira., os debates televisivos – o último foi realizado na noite de ontem – e os programas veiculados no rádio e TV durante o horário eleitoral gratuito foram decisivos para que a maioria dos eleitores definisse seu voto. "Os votos brancos e nulos, assim como os indecisos, vão diminuindo conforme se aproximam as eleições", destaca.

Levantamento divulgado na quarta-feira (03) pelo Paraná Pesquisas, realizado no estado de São Paulo, por exemplo, mostra que o índice de eleitores indecisos para presidente é 4,8%, redução de 1,8 ponto percentual em relação à pesquisa realizada em agosto. Neste mesmo período, também diminuiu o percentual de eleitores que pretendiam votar nulo, de 17% em agosto para 12,6% na pesquisa desta semana. Por outro lado, aumentou o percentual de intenção de votos para Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas, de 23,1% em agosto, para 35,7% na pesquisa divulgada na quarta-feira. Fernando Haddad (PT), por sua vez, saltou de 7,3% para 14,1% no mesmo período, ocupando a segunda colocação. Um dos principais motivos para o crescimento de Haddad é fato de ter se tornado oficialmente o candidato do PT, depois de a justiça eleitoral ter impedido o ex-presidente Lula, que está preso, de participar do pleito. Haddad se tornou o candidato apoiado pelo ex-presidente, o que alavancou o percentual de intenção de voto.

O crescimento de votos para o primeiro e segundo colocado nas pesquisas na reta final da campanha também é uma tendência natural do processo, conforme aponta Hidalgo. "No caso da eleição nacional, a própria polarização do processo faz com que o eleitor indeciso, infelizmente, acabe optando por escolhe entre os dois candidatos com mais intenção de voto", frisa.

Seguindo esta mesma tendência, pesquisa nacional divulgada pelo Ibope Inteligência, também na quarta-feira, mostra que índice de votos nulos para presidente é de 11%, enquanto que os eleitores indecisos somam 6%. Na pesquisa estimulada, Bolsonaro está na liderança, com 32% das intenções de voto e Haddad aparece com 23%. Em 20 de agosto, pesquisa semelhante realizada mostrava que índice de votos brancos e nulos chegavam a 29%; e eleitores indecisos somavam 9%.

 

Dados

O levantamento do Paraná Pesquisas foi realizado com 2.002 eleitores de 84 municípios de São Paulo entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro. O nível de confiança atinge 95%, com margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-04011/2018 para o cargo de presidente.

Já a pesquisa do Ibope Inteligência foi feita entre os dias 1º e 2 de outubro com 3.010 eleitores de 209 municípios. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro estimada de 2%.

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