em

Na Bahia, vídeo mostra reitor expulsando aluna por racismo

Publicação fez estudante ser expulsa de Centro Universitário; conta foi excluída. Imagem: Reprodução

Um vídeo publicado nas redes sociais nesta semana mostra o reitor da UNIFAN, da Bahia, anunciando a expulsão de uma estudante por publicação racista. O caso tem semelhança com o registrado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também nesta semana.

Na Bahia, o anúncio da expulsão aconteceu na noite de terça-feira (20). A aluna, que cursava o sétimo semestre do curso de Direito, fez a seguinte publicação no último dia 14: “odeio Lula pq ele inventou o fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”. Um seguidor da estudante respondeu: “um monte ** *****”. Em seguida, a acadêmica respondeu ao comentário: “preto ou pobre?”.

Assim como os acadêmicos da UEPG querem fazer nos próximos dias, os estudantes da UNIFAN se reuniram em frente à instituição e pediram a expulsão da aluna, que teve o perfil do Twitter excluído dias após a publicação.

Nesta semana, após reunião de diretores, o discurso do reitor foi filmado e acompanhado por centenas de alunos do Centro Universitário. Veja abaixo.

“Todo o conselho se reuniu pela manhã e pela tarde para discutir. Já foram tomadas as medidas, e a aluna não faz parte mais da instituição”, declarou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.