Menu
em

Municípios se articulam para implementar Graer em PG

Secretaria de Saúde e Batalhão de Operações Aéreas instruem prefeitos da região para que sistema de resgate aéreo seja implementado em Ponta Grossa

Fabio Matavelli
Reunião definiu detalhes para que Graer seja instalado em Ponta Grossa

Uma reunião entre os prefeitos da região dos Campos Gerais, integrantes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas discutiu as medidas necessárias para que seja possível a instalação do Grupamento Aeropolicial – Resgate Aéreo (Graer) em Ponta Grossa. Também participaram do encontro os deputados estadual Hussein Bakri (PSD) e federal, Sandro Alex (PSD), que articulam para confirmar a instalação do grupo nos Campos Gerais.

De acordo com o subcomandante-geral do Batalhão de Operações Aéreas, major Júlio Cesar Pucci dos Santos, a reunião ocorrida na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um passo inicial para a implantação do grupo de resgate aéreo na região, e que os próximos desdobramentos dependem de inciativas das prefeituras da região e de vontade política. “É uma primeira conversa para expor os serviços e colocar sugestões para implantar o grupo em Ponta Grossa. Tem que haver parceria com os municípios da região. Efetivo já temos, existe vontade política, está dentro do plano de governo do Estado, acredito que em pouco tempo poderá ser efetivado. A instalação de uma unidade (do Graer) leva de quatro a cinco meses, com toda essa vontade política, acredito que sai do papel”, disse Pucci.

A coordenadora da Rede Paraná Urgência, da Secretaria Estadual de Saúde, Beatriz Monteiro, reforçou o interesse do Estado em implantar uma unidade de resgate aéreo na região e informou como as prefeituras da região devem proceder para assegurarem este serviço de resgate na região. De acordo com a representante da pasta, é preciso que os municípios se articulem, sobretudo na implementação de um serviço de Samu regional. “Tem que haver um pacto solidário entre os municípios, o Estado tem interesse na implantação deste serviço, mas depende muito mais dessa organização das prefeituras”, aconselhou Beatriz.

De acordo com o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, os municípios dos Campos Gerais a partir de agora deverão trabalhar para firmar convênios que viabilizem a implantação do Graer na região. “Estamos dando um grande passo, todos estão trabalhando muito para avançar”, disse.

Vontade política

Os deputados presentes no encontro também se comprometeram a assegurar a vinda do Graer para a região e garantiram articulação política para viabilizar o projeto. “Vamos todos trabalhar juntos. As condições estão criadas, garantimos que a parte junto ao governo vai ser feita”, disse Hussein Bakri. “É o último estágio da concretização de um projeto tão importante. Fomos buscar junto ao Governo Federal a garantia de convênios para ajudar a manter o programa, e tenho certeza que ainda em 2017 teremos o Graer”, disse Sandro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile