em

MRV Engenharia investe em qualificação com maior demanda por mão de obra especializada

Com dificuldade para encontrar profissionais qualificados na área de instalação hidráulica, a MRV Engenharia criou uma turma especializada neste tipo de mão de obra. Em parceria com o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná), foram oferecidas aulas de encanador dentro do próprio canteiro de obras, parte do programa Escola Nota 10 apoiado pelo Instituto MRV. A formatura da primeira turma, composta por 18 profissionais da empresa e pessoas da comunidade, acontece nesta quinta-feira (07) em São José dos Pinhais.

Para o coordenador de instalações Rodrigo Rocha Freire da Silva é cada vez mais difícil encontrar profissionais preparados: "Observamos que há uma grande carência de pessoas com educação formal e devidamente capacitadas ou com experiência comprovada em carteira", pontua. Atualmente, na região Sul, a MRV conta com 61 instaladores hidráulicos, um número que deve dobrar nos próximos meses: "Estamos prevendo a contratação de pelo menos mais 50 profissionais com esta especialidade para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul", comenta.

"Mais do que a melhoria dos serviços ofertados pela MRV, as turmas da Escola Nota 10 são uma oportunidade de crescimento de desenvolvimento pessoal e profissional", conclui Silva, idealizador da turma de instaladores hidráulicos.

"A atividade de instalação hidráulica faz parte de um caminho crítico no fluxo de atividades da obra. Sem a liberação deste serviço, não instalamos cerâmica nos apartamentos, por exemplo", salienta o diretor de produção da MRV Engenharia, Ralf Sade Haddad. "Profissionais com cursos técnicos adequados aprendem corretamente o ofício, a formação evita problemas oriundos de má execução, como eventuais defeitos, e os retrabalhos que custam tempo e material", explica o diretor.

As aulas do curso para instaladores hidráulicos fazem parte do programa Escola Nota 10, apoiado pelo Instituto MRV, que já beneficiou mais de 3,5 mil trabalhadores. Desde seu lançamento, em 2011, mais de 170 escolas são acompanhadas pelo Instituto, que promove cursos de alfabetização, inclusão digital e profissionalizantes

Aquecimento

Até o final de 2018, a MRV calcula investir mais de R$ 550 milhões para o lançamento de cerca de 5.500 unidades habitacionais no Paraná. Com esse investimento, a empresa projeta chegar em 2018 com um aumento de cerca de 20% na sua força de trabalho no Sul, hoje formada por 3 mil trabalhadores diretos e indiretos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, até o mês de abril foram criados 37.324 novos postos de trabalho no setor da construção civil em todo o Brasil, um aumento de 1,8% ao longo de 2018; no estado do Paraná, a alta foi de 2,3%.

Para o gestor executivo de vendas da MRV Engenharia, Marcelo Alisson Alves Mendes, a demanda atual por moradias populares no Paraná traz perspectivas positivas para o aquecimento do mercado de construção civil no estado: "Calculamos um crescimento entre 6 e 8% para o setor, um aumento possível em razão do déficit habitacional histórico do Paraná e da busca pela primeira moradia".

Atualmente, a MRV emprega mais de 20 mil trabalhadores diretos e indiretos – o aumento da demanda por moradia e o investimento em novos empreendimentos garantem a ampliação da oferta de vagas, uma mão de obra que precisa ser cada vez mais especializada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.