Menu
em

Mortes envolvendo ciclistas caem 50% no Paraná

Dados do Sistema de Registro e Estatística de Ocorrências aponta queda de 50% no número de mortes de ciclistas, no local do acidente, entre 2012 e 2014 em todo o Estado. Os números contabilizados são referentes aos atendimentos realizados pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), administrado pelo Corpo de Bombeiros.

O Detran Paraná foi pioneiro no país na implantação de questões obrigatórias sobre ciclistas na prova teórica para primeira habilitação. Com isso, das 30 questões que compõem o exame, pelo menos uma será diretamente relacionada ao tema.

Desde 2012, o número de mortes vem caindo gradativamente no Estado, quando foram registradas 58 mortes de ciclistas em atendimentos do Siate. No ano seguinte, baixou para 39, o que representa redução 32% na comparação com o ano anterior e, em 2014, para 29 – queda de 25% ante 2013, sendo a redução de 50% entre 2012 e 2014.

Na Capital, foram registradas 9 mortes em 2012 e 9 no ano seguinte. Em 2014, o número baixou para 5 – redução de 44% na comparação com 2013 e 2012.

O Detran alerta para que motoristas e ciclistas mantenham uma distância mínima de 1,5 metro a fim de evitar acidentes. É importante utilizar sempre que possível as ciclovias ou ciclofaixas e, quando estiver em via pública, trafegar no mesmo sentido dos veículos permanecendo do lado direito.

Nota técnica: Os dados contabilizados levam em consideração apenas quando há o acionamento do Siate e é constatada a morte no local.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile