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Mobilidade urbana exige planejamento integrado

Arquivo DC / Fábio Matavelli

As cidades com mais de 20 mil habitantes têm menos de três anos para implementar seus respectivos planos municipais de mobilidade urbana, integrados aos seus planos diretores. A exigência está prevista na Lei federal 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, em vigor desde abril, e será também condição para que os Municípios possam acessar recursos do governo federal para investimentos no sistema de transporte, entre outros. Desta forma, o conceito de mobilidade urbana não pode ser deixado de lado entre os concorrentes ao pleito municipal.

Em Ponta Grossa, segundo dados estatísticos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), atualizados em junho, existem mais de 155,2 mil veículos. São 92,9 mil carros e mais de 20 mil motocicletas. Ou seja, a frota é crescente, mas, em contrapartida, é preciso pensar e implementar alternativas para que o trânsito ganhe mais fluidez, a exemplo da implantação de políticas de incentivo ao transporte não-motorizado e de medidas para ampliar as vagas de estacionamento.

 

Márcio Pauliki (PDT)

Coligação ‘Ponta Grossa pode mais’

A reforma da Usina do Asfalto trará 300 km de asfalto e passeio público para a população dos bairros. Para desafogarmos o tráfego nas vias centrais é preciso criar novas ligações bairro a bairro. Estacionamentos aéreos e subterrâneos solucionarão o problema da falta de vagas. Por intermédio de verbas federais vamos concluir o Contorno Leste, construir as alças de acesso do Viaduto Santa Terezinha, a duplicação do viaduto Santa Paula e a urbanização na Avenida Souza Naves. Iremos criar um novo arco de desenvolvimento através do Contorno Norte. As ciclofaixas possibilitarão a prática de ciclismo nos domingos, das 9h às 18h, nas principais avenidas. Os trabalhadores terão 13 km de pista destinados à prática de atividade física e deslocamento ligando a Bunge ao Campus de Uvaranas da UEPG.

 

Leandro Dias (PSOL)

Nós do PSOL ajudamos na construção do Movimento de Luta por um Transporte Público e de Qualidade. Devido a falta de planejamento urbano, temos grande número de veículos nas ruas e não temos um sistema público de transporte coletivo eficiente. Em nossa gestão priorizaremos o transporte coletivo buscando chegar em tarifa zero para o usuário e também criaremos faixas exclusivas de ônibus para melhoria do trânsito. Garantimos já no primeiro ano de gestão o passe livre a todos os estudantes. O PSOL assume o compromisso de investir na demarcação de ciclovias e na construção de bicicletários públicos e gratuitos em locais estratégicos. Criaremos o Conselho de Mobilidade Urbana, de caráter deliberativo, que servirá para que a população discuta o direito ao acesso à cidade. 

 

Alfeu Mansani (PRTB)

Coligação ‘Corações Valentes’

Nas propostas relacionadas no plano de governo protocolado junto à Justiça Eleitoral no ato do pedido do registro de sua candidatura, o candidato destaca como principais medidas para o setor: “concluir tudo o que de bom foi iniciado em gestões anteriores, ampliar a malha viária, reprojetar o sistema de tráfego urbano e possível construção de um sistema de canaletas independentes e/ou duplas para uso exclusivo de veículos para transporte coletivo urbano e veículos pesados”.

 

Krystofer Bannach (PCB)

Em nossa gestão, implantaremos uma política inclusiva, preocupada com a qualidade de vida e a segurança. Priorizando os meios não-motorizados como as ciclovias. Somos favoráveis a regularização do moto-táxi. Criação de anéis viários e interligação aos bairros. Atenção prioritária à população com necessidades especiais. Nossa proposta baseia-se na ampliação dos programas de pavimentação, atualização do Plano diretor. Criação de instituto para planejar a cidade para as próximas gerações; integração de todas as secretarias e autarquia de trânsito para traçar estratégias de melhoria para mobilidade/tráfego urbano, buscando através de projetos verbas estaduais e federais para sua execução.

 

Marcelo Rangel (PPS)

Coligação ‘Coração Ponta-grossense’

Descentralização dos terminais e construção de um na região da Ronda. Planejamento de linhas com corredores específicos para ônibus. Fortalecimento da engenharia de tráfego integrada à guarda municipal e contratação de especialistas em trânsito e mobilidade urbana. Mais recursos para a educação no trânsito e melhoria da qualidade do transporte coletivo. Investimento em ciclovias. Criação de novos binários e revisão das áreas de estacionamento nas principais vias. Criação das linhas do trabalhador para evitar a passagem pelos terminais, seguindo diretamente ao trabalho no Distrito Industrial, sem precisar trocar de ônibus. Planejamento de anéis viários como alternativas para desafogar o tráfego. Estabelecer o Consetru para o planejamento e participação do IPLAN. Cobrança por uma frota movida a biodiesel. Construção do Contorno Norte, adequação do Contorno Sul e revitalização da Souza Naves.

 

Péricles de Holleben Mello (PT)

Coligação ‘Viva Ponta Grossa’

A cada mês, 800 carros entram em circulação na cidade. Porém, temos milhares de trabalhadores que utilizam a bicicleta como transporte, cadeirantes, pedestres e mães com seus carrinhos de bebês. Na gestão 2001-2004, fortalecemos o IPLAN, responsável pelas diretrizes do planejamento da cidade, iniciamos o contorno leste e pavimentamos 1461 quadras. Na próxima gestão implantaremos uma política inclusiva, que contemple todos os meios de transporte, priorizando os meios não-motorizados e o transporte coletivo. Vamos reformar e implementar o Plano Diretor com participação popular e das entidades sociais, ampliar os programas de pavimentação, e valorização outros meios de transporte, com a implantação de ciclovias. Além disso, vamos atualizar a legislação pertinente às questões urbanas e o Código de Posturas.

 

 

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