Menu
em

Ministro garante obras da Copa dentro do prazo

Aldo Rebelo fez um balanço das atividades da Copa do Mundo de 2014 e assegurou que não haverá atraso nas obras para o Mundial no Brasil

 

Agência Brasil
Aldo Rebelo afirmou que não se preocupa com os alertas sobre construções para 2014

 

 

 

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que todas as obras para a Copa do Mundo, que ocorrerá em 2014 no Brasil, estarão prontas no tempo previsto. “Todas as providências foram adotadas quando (o ex-presidente) Lula assinou 11 compromissos perante a Fifa. Portanto, o Brasil acolhe com grande entusiasmo e com grande alegria a Copa do Mundo, com a consciência segura de que vamos ter uma grande Copa do Mundo, tanto fora quanto dentro das quatro linhas”, disse.

No início do mês, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um alerta para o governo federal sobre as obras de mobilidade urbana relacionadas à Copa do Mundo. Segundo o documento de auditoria, grande parte desses projetos está atrasada e está com contratos de financiamento pendentes. A situação é considerada preocupante, com risco de muitos projetos não ficarem prontos até 2014.

Rebelo destacou que os alertas não são preocupantes e que governo honrará o compromisso firmado para realização da competição mundial no Brasil. “Respeito os alertas e o acompanhamento do TCU, mas o governo federal está atento, acompanhando e buscando o cumprimento dos compromissos que viabilizam e asseguram o sucesso e a realização da Copa do Mundo, de acordo com as necessidades da população, do país e dos visitantes”, assegurou.

O ministro ainda comentou o interesse do governo em assinar um termo de cooperação que dê prioridade na aquisição de máquinas e equipamentos nacionais para as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. “É quase obrigação priorizar equipamentos fabricados no Brasil. É obrigação, não é protecionismo. Protecionismo é quando você usa mecanismos que não são legítimos para proteger”, disse.

O ministro ainda falou sobre a criação da categoria 4, que oferecerá ingressos mais baratos durante o Mundial.  “No caso dos idosos, há um estatuto, ou seja uma norma nacional que disciplina o direito deles no acesso aos espetáculos. Mas existem duas categorias que não têm esses direitos normatizados, porque não são categorias fortes na sociedade, apesar de numerosas. São as comunidades indígenas e os beneficiários do Bolsa-Família”, lembrou.

 

COL

O Comitê Organizador Local também apresentou um balanço dos preparativos para o Mundial. Segundo a notícia, divulgada no site da FIFA, o ano de 2011 foi um decisivo para definição e alinhamento de conceitos operacionais. Como exemplo, a matéria cita a divulgação da tabela dos jogos, anunciada em outubro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile