em

Ministério da Defesa anuncia início de alistamento militar feminino

foto: Divulgação/Governo Federal

Nesta quarta-feira (28), o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, anunciou o início do alistamento militar feminino voluntário, medida inédita nas Forças Armadas.

Atualmente, as Forças Armadas recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e de oficiais. A mudança vai se dar no alistamento a partir dos 18 anos, algo reservado apenas a homens – convocados ou voluntários.

Como irá funcionar o alistamento?

De acordo com as regras publicas no Diário Oficial da União (DOU), o alistamento será no período de janeiro a junho do ano em que a mulher voluntária completar 18 anos. A seleção atenderá aos critérios específicos definidos pelas Forças Armadas.

A seleção então poderá compreender mais de uma etapa, incluindo a inspeção de saúde, que exige exames clínicos e laboratoriais. O Governo Federal ainda explicou no documento que as mulheres voluntárias que forem selecionadas não adquirirão estabilidade no serviço militar. E depois passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço ativo.

Leia mais: Tibagi: terra de aventura, paisagens espetaculares e muita diversão

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.